O Ceará registrou 8.573 novas empresas em outubro de 2023, de acordo com levantamento realizado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). O número representa crescimento de 3,34% das empresas abertas no estado, em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram constituídos 8.296 negócios.
O setor de serviços se destacou com 5.424 registros, seguido do comércio com 2.533 constituições e o de indústria com 616 novas empresas. Dentre as três atividades econômicas, a que mais obteve formalizações foi a de Comércio Varejista de Artigos de Vestuário e Acessórios, com 705 aberturas. Em seguida, Promoção de Vendas e Comércio Varejista de Cosméticos, Produtos de Perfumaria e de Higiene Pessoal, com 666 e 508 registros, respectivamente.
No acumulado do ano, de janeiro a outubro de 2023, já foram registradas 91.063 empresas no Ceará. A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, afirma que o número é significativo e demonstra resultados frente aos projetos de simplificação em desenvolvimento no estado, e que segue na expectativa de superar o acumulado do ano passado.
Sobre a consolidação de dados positivos, Carolina também comenta: “É um momento muito auspicioso da economia do Ceará, acreditamos que esse resultado é fruto das políticas públicas que vêm sendo implantadas pelo Governo do Estado, por meio da Jucec”.
Com relação aos municípios, ficaram em evidência a capital do Ceará, com 45.898 novos negócios, o município de Caucaia, que registrou 3.417 empresas, e Juazeiro do Norte, com 3175 constituições. O saldo de empresas, obtido por meio da diferença entre o número de aberturas e fechamentos no período, foi de 3.337, considerando a extinção de 5.236 empresas.
Ascom Jucec - Texto e Foto