A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) lançou, nessa terça-feira (21), o Sistema de Cadastro e Registro de Agrotóxicos (Sicra). O novo sistema tem como objetivo cadastrar as empresas registrantes/fabricantes e seus produtos junto à Semace.
O sistema foi solicitado pela Diretoria Florestal da superintendência e desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Semace. A ideia é possibilitar o cadastro empresarial e dos agrotóxicos pela própria empresa, ficando a cargo da Semace a análise e validação dos dados apresentados pelo requerente.
Os interessados já podem acessar a novidade. Para isso, basta ir ao site da Semace, clicar na aba Serviços, seguido de Agrotóxicos e encontrar o Sicra. Por lá, além de fazer o cadastro, as empresas terão acesso a uma aba de perguntas frequentes para tirar dúvidas sobre o processo e dados necessários.
Os cadastros vigentes no sistema Natuur não serão migrados automaticamente para o sistema Sicra. Os sistemas Natuur e Sicra operarão de forma paralela e independentes até que se vençam os cadastros dos produtos no Natuur. A partir de então, apenas o Sicra ficará atuando.
Após a análise da Semace, é gerado um certificado de cadastro do agrotóxico, que é fornecido à empresa Registrantes/Fabricantes com validade de cinco anos. Durante o prazo de validade do certificado, a empresa titular do documento pode alterar ou cancelar o referido cadastro.
Acesse aqui o Sicra
Ascom Semace - Texto e arte gráfica
Cariri Ativo
23.11.2023