Autor Bruna Lira
Uma chuva de granizo foi registrada no município de Ubajara, no interior do Ceará, na tarde desta terça-feira, 28. Vídeos mostram pequenas pedras de gelo que caíram durante o momento em que a precipitação se intensificou na região.
De acordo com a Defesa Civil de Ubajara, a chuva teve duração de aproximadamente uma hora, tendo se intensificado por cerca de 15 minutos — período em que foi registrada a queda de granizo, além de raios e trovões. A corporação destacou ainda que, até as 17 horas, não foram realizados registros de danos estruturais causados em propriedades do município.
Segundo nota técnica emitida pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foi observada a presença de nuvens do tipo cumulonimbus (CB) sobre a Serra da Ibiapaba, bem como no noroeste do Ceará.
“Esta nebulosidade, associada a tempestade, tem por característica apresentar grande desenvolvimento vertical, capaz de produzir chuva de intensidade forte que podem vir acompanhadas de rajadas de vento, raios e até mesmo queda granizo”, diz o comunicado.
Ainda conforme a publicação, o tempo instável presente no Estado está associado às áreas de instabilidade oriundas do leste do Nordeste do Brasil e do Oceano Atlântico, assim como o posicionamento e deslocamento de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).
No município de Ubajara, localizado na Serra da Ibiapaba, foi observada, por meio de imagens do radar meteorológico da Funceme, taxa de precipitação em torno de 50 mm/h, que indica a ocorrência de chuva de intensidade moderada a forte.
A Funceme ressalta que a região serrana colabora para formação de nuvens convectivas que, por consequência, aumentam o grau de instabilidade atmosférica.
Há previsão para que nesta quarta-feira, 29, o céu tenha variações de nublado a parcialmente nublado com chuvas isoladas de intensidade fraca a moderada durante o período da tarde.
Serviço
A Defesa Civil de Ubajara orienta a população para que, em caso de chuvas intensas, evite áreas de risco. Já caso haja algum prejuízo estrutural em propriedades do município, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil por meio do telefone (88) 99420 4180.
opovo.com.br
Cariri Ativo
29.11.2023