Comissão da Câmara dos Deputados aprova mudança de nome de guarda municipal para polícia municipal - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Comissão da Câmara dos Deputados aprova mudança de nome de guarda municipal para polícia municipal

Comissão da Câmara dos Deputados aprova mudança de nome de guarda municipal para polícia municipal

Compartilhar isso

 

Foto: Ascom PMJN
O projeto está em tramitação em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Redação

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que propõe a mudança do nome das guardas municipais para polícias municipais. Com isso, os membros dessas instituições passariam a ser conhecidos como policiais municipais.

O deputado Delegado da Cunha (PP-SP), relator do projeto, defendeu a mudança, argumentando que as guardas municipais já atuam na área de segurança pública, dessa forma, é adequado que sejam chamadas de polícias municipais.

O parecer de Cunha, aprovado pela comissão, combina o Projeto de Lei nº1316/21, do ex-deputado Nereu Crispim (RS), e o Projeto de Lei nº1175/23, do deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ), em um texto substitutivo.

O texto que substitui, propõe uma alteração no Estatuto Geral das Guardas Municipais, que atualmente permite outras denominações, como guarda civil, guarda civil municipal, guarda metropolitana e guarda civil metropolitana.

Nereu Crispim, autor da proposta original incorporada pelo relator, argumentou que os guardas municipais já possuem poder de polícia administrativa, portanto, é justo que sejam chamados de policiais municipais.

Além disso, o substitutivo, ao incorporar o texto apresentado por Sargento Portugal, garante ao guarda municipal aposentado a posse de uma arma de fogo da corporação, renovável a cada 12 meses. Esse benefício será perdido por aqueles que adquiriram previamente uma arma da corporação, tiveram a aposentadoria cassada, foram presos ou impedidos pela Justiça de possuir ou portar armas. Aqueles que perderem ou tiverem a arma roubada serão responsabilizados e terão que ressarcir o prejuízo.

O projeto está em tramitação em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

miseria.com.br

Cariri Ativo

04.12.2023