Paulo Junior
De acordo com apuração conduzida pela CNN Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sinalizado de maneira cada mais sólida o seu desejo de candidatar-se a reeleição em 2026. Segundo a o portal de notícias da emissora, o petista tem como objetivo central a construção de uma frente ampla de apoios já no primeiro turno, a fim de conformar uma coalizão plural.
Os desejos de Lula e a possibilidade de frente ampla teriam sido aumentados com a informação de que PDT e MDB não pretendem lançar candidaturas próprias na corrida pelo Palácio do Planalto. Observa-se que a cúpula pedetista já teria, inclusive, recebido o sinal de Ciro Gomes de que ele realmente não pretende participar de uma quinta campanha presidencial.
Frisa-se que diante desse fato, Lula planeja tentar uma retomada do diálogo com Ciro Gomes em breve, a fim de articular um apoio expresso de ex-governador do Ceará. Já o MDB trabalha com a possibilidade de dividir a chapa com Lula, já que existe a possibilidade de Geraldo Alckmin (PSB), atual vice-presidente, concorrer a uma vaga no Senado Federal pelo estado de São Paulo.
Entre os partidos que o governo enxerga como de maior dificuldade para atração ao palanque estão o União Brasil e o PSD, porém, segundo a CNN, Lula tentará costurar entendimentos capazes de trazê-los para a aliança em seu favor.
miseria.com.br
Cariri Ativo
07.12.2023