Autor João Pedro Oliveira
A Blockchain Sports, empresa multinacional da Bielorrússia especialista em desenvolvimento de futebol, realizou, na noite desta segunda-feira, 15, em Fortaleza, o pré-lançamento de uma plataforma digital de scouting (monitoramento técnico e estatístico dos atletas) com foco em encontrar futuras revelações no esporte e apoiar jovens.
O projeto tem como objetivo achar talentos do futebol espalhados pelo Brasil e lapidá-los até se tornarem jogadores profissionais. A plataforma auxiliará no processo dando aos atletas mais visibilidade; e aos empresários e dirigentes de clubes, informações e estatísticas atualizadas sobre cada jogador, incluindo posições, características no campo, mapa de calor e números como chutes, desarmes, e outros dados.
A ideia, no entanto, não foca apenas em transformar jovens em jogadores profissionais, mas também visa evolução da parte social. Isso é o que afirma o CEO da Blockchain, Saksonau Dzmitry.
“A gente encontra um talento jovem, que a família não tem uma boa condição de vida, e que não teria uma oportunidade como essa, e acolhemos, oferecendo alimentação de qualidade, educação, vestimentas, para ele e a família", disse.
Simultaneamente, a multinacional ainda está construindo um centro de treinamento de última geração em Acopiara, cidade localizada no Centro-Sul do Estado.
O complexo terá alojamento, campos de grama natural e sintética, prédio administrativo, casas geminadas, escola, dormitórios, SPA, hotel, estádio para 10 mil pessoas, arquibancada e vestiários. A previsão de entrega das obras é 2025.
No evento, estiveram presentes figuras importantes do futebol mundial, como os ex-jogadores Zico e Romário. O Baixinho, inclusive, falou sobre o projeto.
“Talvez desse grande investimento não saia um novo Ronaldo, Romário e Neymar, mas tenho certeza que é um evento de cidadania. Grandes cidadãos serão formados porque é feito por pessoas comprometidas, sérias e que realmente querem ajudar”, disse o ex-atacante e atual senador (PL) pelo Rio de Janeiro.
Zico, por sua vez, exaltou a evolução do futebol cearense e relacionou o projeto com a ascensão do futebol local.
"Principalmente depois que veio a Copa do Nordeste, tudo deu uma nova inspiração, porque se tornou um dos campeonatos mais importantes do país e houve um crescimento muito grande das equipes do Nordeste em relação à criação de centros de treinamento, preocupação com a base. Então os resultados começam a aparecer, investimentos”, disse o ex-camisa 10 do Flamengo.
opovo.com.br
Cariri Ativo
16.01.2024