Rogério Brito
Em sua primeira agenda oficial de 2024, o governador Elmano de Freitas (PT) prometeu, nessa terça-feira (2), endurecer o enfrentamento às facções criminosas no Ceará. Durante reunião entre forças de segurança e secretarias estaduais, ele anunciou um plano estratégico de combate às organizações criminosas em todo o estado.
De acordo com Elmano, o plano será executado, inicialmente, em cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), como a Capital, Caucaia e Maracanaú. “Será a partir destes três municípios que terá início a nova estratégia de segurança do Ceará no combate às facções criminosas”, anunciou.
Para executar o plano, Elmano pretende ampliar o efetivo policial e investir em tecnologia e políticas sociais. “Vamos voltar a ter uma política forte de regionalização. Haverá mais polícia nas ruas dessas regiões e também haverá presença do Estado no social. Vamos investir nisso”, disse o chefe do Executivo estadual.
Elmano tem defendido o desmembramento do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Para o governador, a Segurança precisa de uma pasta exclusiva, a exemplo da Educação e Saúde. Em outubro passado, o presidente Lula (PT) disse estar pensando na criação do novo ministério e como ele poderia interagir com a segurança nos estados.
miseria.com.br
Cariri Ativo
03.01.2024