Ministro enaltece potencial turístico de Santana do Cariri - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Ministro enaltece potencial turístico de Santana do Cariri

Ministro enaltece potencial turístico de Santana do Cariri

Compartilhar isso

 

Em visita à região, o ministro Celso Sabino ressaltou as belezas e os potenciais turísticos de Santana do Cariri – (Foto: Divulgação)

O município de Santana do Cariri, localizado a 550km de Fortaleza, recebeu a visita técnica do ministro do Turismo, Celso Sabino no último sábado dia 06 de Janeiro. Na oportunidade, o titular da pasta conheceu equipamentos da cidade e se comprometeu em ofertar os recursos necessários para o desenvolvimento do turismo religioso da terra da beata Benigna Cardoso da Silva

Em entrevista concedida no cumprimento da agenda, Sabino ressaltou a importância de programas como o Fungetur. Através do Fundo Geral do Turismo, trabalhadores do setor turístico de Santana do Cariri e de demais municípios da região terão acesso a crédito facilitado para investimento na área.

 Para Sabino, essa é uma forma de mostrar incentivo e apoio a uma área em constante desenvolvimento no Cariri.

“O Governo Federal, através do Ministério do Turismo, está presente no Ceará logo nos primeiros dias de 2024 para fazer importantes investimentos. O Fugentur vem com essa iniciativa de créditos para micro e pequenos empreendedores da atividade turística: donos de bares, restaurantes, agência de viagens, donos de pousadas e hotéis. Serão mais de R$15 milhões para investimento, com  8% de taxa de juros anual, com cinco anos para começar a pagar”, detalhou. 

O ministro do Turismo cumpre agenda no Ceará desde a última sexta-feira (05/01). Na oportunidade, foi assinado no Palácio da Abolição um convênio de quase R$30 milhões. A ideia é que parte do valor seja aplicado em terminais rodoviários, acesso às praias, asfalto em rotas turísticas e aprimoramento da infraestrutura de portos. 

“A orientação do presidente Lula é regionalizarmos os investimentos. Vamos retomar obras paradas no Estado para que possamos ter um turismo mais pujante”, destacou.

Outras lideranças

Juramento com Celso Sabino, lideranças nacionais acompanharam a visita técnica e conheceram as instalações do Santuário de Benigna que seguem em construção. Dentre as figuras presentes, a senadora Augusta Brito, que definiu o momento como satisfatório.

A senadora falou, ainda, da importância da figura de Benigna não só do ponto de vista de fortalecimento do turismo religioso, mas como uma identidade de fé. “Um momento imensamente proveitoso e de felicidade, de poder chegar aqui e ver o crescimento desta cidade. Destacar especialmente o turismo religioso , com a força de Menina Benigna. Nos enchemos de satisfação quando vemos a fé do povo alimentada pelos milagres que Benigna fez e continuará fazendo’, enalteceu.  

Além da senadora, acompanharam o ministro na comitiva os deputados federais: Yuri do Paredão, Luiz Gastão que também é presidente da Fecomércio, Fernanda Pessoa. Deputado estadual Davi de Raimundão, o prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa, a secretária estadual de turismo Yrwana Albuquerque e o secretário executivo estadual de turismo Dr. Jonas Dezidoro.

O ministro do Turismo foi recepcionado pelo prefeito de Santana, Samuel Cidade Werton, secretários municipais e demais lideranças políticas municipais e estaduais. O ministro com sua comitiva almoçou na casa do ex prefeito Jesus Garcia, após o almoço o ministro foi conhecer o museu de paleontologia Plácido Cidade Nuvens, o mesmo ficou encantado com a riqueza de fosseis que se encontram no referido museu.

 Em seguida foi o momento de visitar o complexo da bem aventurada Benigna Cardoso que estar em construção bem adiantada no bairro Inhumas que fica a 02Km da sede do município.

MINISTRO CELSO SABINO E O PREFEITO SAMUEL CIDADE WERTON


SENADORA AUGUSTA BRITO

PREFEITO SAMUEL CIDADE WERTON

MINISTRO CELSO SABINO

    Além de passar pela terra da beata, a agenda do Ministério do Turismo no Ceará teve compromissos em Nova Olinda e no Crato.

Em Juazeiro do Norte, a equipe técnica avaliou as condições de aprimorar o Aeroporto local. A intenção é criar conexões para atrair turistas nacionais e internacionais e fomentar a movimentação no Cariri.

Com informações do correspondente Geânio Felipe

anoticiadoceara.com.br/Adaptado 

Cariri Ativo

08.01.2024