O evento homenageia o Mestre Chico e apresenta 14 espetáculos do interior e da capital, com lapinhas, pastoris, bois, reisados e dramistas
No próximo sábado (6), Dia de Reis, a partir das 9h, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), realiza a XVI Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino, no Complexo Cultural Estação das Artes. Com acesso gratuito, a programação, voltada para toda a família, segue até às 20h.
A Mostra marca o fim das atividades do Ciclo Natalino, que neste ano tem como tema “Chegou, chegou, chegou – Mestre Chico é brincador: no som da gaita pife, celebramos o natal do Ceará!” — em homenagem ao Mestre Chico, maior referência de grupos de bois da região do Vale do Jaguaribe.
O edital do Ciclo Natalino faz parte de uma ação consolidada da política de Patrimônio Cultural para o fomento de bens, produtos e serviços relacionados às manifestações populares do ciclo natalino do Ceará.
“A política de patrimônio precisa preservar e difundir as tradições do nosso estado, valorizando a nossa produção artística e garantindo o acesso continuado à tradição e a vida cultural cearense. A Mostra Estadual do Ciclo Natalino é um excelente momento para isso, tendo também como função social o fomento à economia criativa. São grupos de Tradição e Projeção Folclórica de todas as regiões do Ceará, reunidos em um dia inteiro de celebração e festa”, explica a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
Durante todo o dia, a programação reúne 14 grupos de Tradição e Projeção Folclórica, do interior e da capital cearenses. Grupos esses, selecionados por uma comissão formada por representantes da Secult Ceará e da sociedade civil, por meio de visitas aos eventos natalinos que integraram as Mostras Regionais do XVIII Edital Ceará Ciclo Natalino, nas 14 macrorregiões do Ceará.
Além das apresentações, haverá cortejo com os grupos, exposição de presépios, mostra de documentários, exposição fotográfica e solenidade em homenagem ao Mestre Chico.
Ceará Ciclo Natalino 2023
O Ciclo Natalino 2023 é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com a EnCena Produções e o Instituto União Arte, Educação e Culturas Populares. Contou com uma comissão de curadoria classificada no Processo de Seleção e Formação Simplificada, formada por representantes da Secult Ceará e da sociedade civil. Comissão esta que acompanhou as 14 Mostras Regionais que ocorrem pelo estado.
Serviço
Ascom Secult - Texto e foto
Cariri Ativo
04.01.2024