Secult Ceará fomenta ações da zona rural à capital, antes e depois do carnaval
Estar no Ceará no mês de fevereiro é vivenciar a diversidade cultural que pulsa de cada canto do estado, em suas múltiplas manifestações. Neste início de 2024, a Secretaria da Cultura do Ceará tem movimentado a economia criativa com fomento, difusão e descentralização das suas ações. Exemplo disso é o investimento de R$ 1,4 milhão no XVII Edital Ciclo Carnavalesco, contemplando 86 projetos das macrorregiões do estado; além da realização de programações gratuitas em diferentes linguagens artísticas nos equipamentos culturais do estado e do apoio a projetos como o 25º Festival Jazz & Blues.
O clima de festa segue a todo vapor depois do carnaval, com Tributo a Marília Mendonça e Festa Pacific na Estação das Artes; Bailinho infantil no MIS-Ceará, Batalha de Danças Urbanas e Hip Hop no Dragão do Mar; fechando com Mariana Aydar no Festival de Gastronomia Cearense, no Mercado AlimentaCE.
Fomento aos grupos carnavalescos, bailes e matinês
A política de fomento aos ciclos de tradição tem alcançado os municípios cearenses além das iniciativas da capital. Por meio de editais e programas de apoio, a Secult Ceará tem buscado incentivar e fortalecer as manifestações culturais tradicionais em todo o estado.
Confira um panorama quantitativo do alcance destas políticas
No Edital de Grupos carnavalescos, 76 agremiações da capital e dos municípios das macrorregiões cearenses foram contempladas em 25 categorias, incluindo cotas raciais, pessoas com deficiência, territórios quilombolas e de culturas camponesas.
Nos tradicionais grupos de Maracatu, nove recebem o fomento em Fortaleza, juntamente com outros 12 dos municípios de Canindé, Tamboril, Aracati, Cariré, Juazeiro do Norte, Barbalha, Limoeiro do Norte, Russas, Icó e Ipu. Três Escolas de Samba são contempladas neste ano em Fortaleza; além das seis agraciadas nos municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte e Maracanaú. O Maracatu Rei de Paus e a escola de samba Império Ideal serão homenageados na solenidade de lançamento do Ceará Ciclo Carnavalesco 2024, nesta quinta-feira (8). Um grande encontro reúne os balaeiros de Maracatus do Ceará, que se apresentarão entoados pelo cantor e compositor cearense Calé Alencar, em celebração à abertura oficial das festividades carnavalescas no estado.
Ainda sobre as categorias contempladas, o segmento de Culturas Camponesas é um exemplo de fomento específico, voltado para ações realizadas nas zonas rurais e assentamentos. Neste ano, 12 grupos foram contemplados nos municípios de Quixeramobim, Monsenhor Tabosa, Madalena, Tamboril, Baturité e Canindé.
Na categoria de Difusão do Repertório Carnavalesco, uma banda foi contemplada em Fortaleza, e outras quatro foram selecionadas nos municípios de Barbalha, Nova Olinda, Morada Nova e Pindoretama. Seis Blocos de Fortaleza foram contemplados e mais oito blocos dos municípios de Limoeiro do Norte, Pacoti, Quixadá, Icó, Sobral, Itapipoca, Juazeiro do Norte e Tururu.
Na categoria de Cordões, em Fortaleza, foi contemplado o Cordão Carnavalesco Vampiros da Princesa. Nos demais municípios, recebem apoio da Secult Ceará, cordões de Meruoca, Independência e Baturité. Em saudação às tradições de matrizes africanas, três grupos de Afoxé foram contemplados em Fortaleza: Oxum Odolá, Omõrisà Odé e Acabaca. Nos demais municípios, cinco foram selecionados: Omosereigbo, de Caucaia; Filhos de Mãe Têta, Batuque ao Caçador e Ojú Obá de Juazeiro do Norte; e Filhos De Ogum, de Canindé.
A Chamada Pública para Bailes e Matinês e V Seminário de Formação, Avaliação e Planejamento do Ciclo Carnavalesco – 2024 contemplou 10 projetos neste ano, dos quais, cinco são dos municípios de Tarrafas, Canindé, Juazeiro do Norte, Barbalha e Meruoca. Outros cinco projetos foram contemplados em Fortaleza.
Diego Zaranza, assistente técnico da área do Patrimônio Imaterial da Secult Ceará destaca que este é mais um resultado de ações consolidadas na política de Patrimônio Cultural. “O XVII Edital Ceará Ciclo Carnavalesco de 2024 tem uma função social e econômica no fomento à economia artística, criativa e cultural, considerando o grau elevado de informalidade do setor e dos trabalhadores da cultura, assumindo um papel na permanência de atividades culturais promovidas pelos atores e fazedores artísticos em nosso Estado, com ênfase na valorização da produção artística, da economia criativa, na garantia de participação dos grupos étnicos-raciais do Ceará e na inserção do Ciclo Carnavalesco no circuito cultural e turístico do Ceará”, explica Zaranza.
Confira o calendário dos Bailes e Matinês para o Ciclo Carnavalesco 2024
Quinta-feira (8)
Sexta-feira (9)
Sábado (10)
Domingo (11)
Segunda-feira (12)
Folia nos equipamentos da Cultura
Além do fomento direto ao Ceará Ciclo Carnavalesco, a Secult Ceará tem oferecido programações gratuitas de pré-carnaval desde janeiro, na Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), dando destaque para artistas locais, reunindo expressões tradicionais e contemporâneas. Um dos destaques desta semana é o popular Baile à Fantasia do Zé, no Theatro José de Alencar, que ocorre nesta sexta-feira (9) a partir das 19h, com entrada franca e retirada de ingressos antecipada on-line.
Confira dicas para cair na folia nos próximos dias
Quinta-feira (8)
Sexta-feira (9)
Pra curtir o carnaval em outras frequências
Ao público que prefere aproveitar os dias livres com menos agitação, a Secult Ceará também oferece opções de lazer com muita arte e cultura, gratuitamente. Exposição de artes visuais no Crato, sessões gratuitas de Cinema em Fortaleza e festival de música em Guaramiranga são boas pedidas para este feriado. Programe-se!
Centro Cultural do Cariri – Crato
No sábado (10), o baterista Pantico Rocha abre a programação na Cidade Jazz & Blues apresentando o show autoral “A Sorte está Lançada”, com repertório afro-pop-rock com pitadas de funk. Em seguida, o show é de Marco Lobo Quinteto, grupo formado por Marco Lobo (percussão), Erivelton Silva (Bateria), Gastão Villeroy (baixo), Kiko Continentino (teclado) e Marcelo Martins (sax e flauta), apresentando músicas dos três CDs solos do percussionista. No domingo (11), a programação traz nomes como o pianista Tito Freitas e Thesco Carvalho, trombonista, apresentando o show “Inspirações”, com Filipe Mota (contrabaixo) e Michael da Silva (bateria). O show seguinte é de muito blues e gêneros afins nas vozes e guitarras de Felipe Cazaux e Rayane Fortes, com PH Barcellos (bateria), Renato Cazzolli (baixo), Fernando Lélis e Jorge Doudement (saxofones) e Cláudio Arroz “Mr. Rice” (trompete). A programação completa está disponível no site do Festival.
E depois do carnaval?
Ainda em fevereiro, o clima de festa não para. Os equipamentos da Rece recebem programação variada, gratuita, para todas as idades.
Complexo Cultural Estação das Artes
Centro Cultural do Cariri (Crato)
Museu da Imagem e do Som
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Mercado AlimentaCE
Sexta-feira a domingo (23 a 25) – Festival de Gastronomia Cearense: Os Rumos do Ceará de Comer
Sexta (17h às 21h30)
Sábado (14h às 22h30)
Cariri Ativo
09.02.2024