Residências Médicas na UFCA completam 15 anos, com mais de 160 médicos formados - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Residências Médicas na UFCA completam 15 anos, com mais de 160 médicos formados

Residências Médicas na UFCA completam 15 anos, com mais de 160 médicos formados

Compartilhar isso

 

Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA
A instituição conta com sete especializações diferentes

Cícero Dantas

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) comemora os 15 anos de implementação do Programa de Residências Médicas na instituição. Iniciado em 2009, a UFCA já formou 167 médicos especialistas, em sete especializações diferentes.

A Residência Médica é uma modalidade de pós-graduação lato sensu, destinada a médicos devidamente formados, sob a forma de especialização. Atualmente, a UFCA conta com residências nas especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Pediatria, Medicina Familiar e Comunidade, Patologia, Ortopedia e Traumatologia.

Além da comemoração dos 15 anos do Programa de Residências Médicas, a UFCA também vai celebrar a primeira cerimônia de conclusão dos médicos residentes da Instituição, nas especialidades de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Patologia. A cerimônia vai ocorrer no auditório da Famed/UFCA, no campus Barbalha, na tarde desta terça-feira.

“Fortalecer a qualificação profissional”

O professor Erich Lisboa, primeiro titular da Comissão de Residência Médica da instituição, destacou que essas especialidades são ferramentas importantes para fortalecer e promover a qualificação dos profissionais médicos após a faculdade: “As especialidades médicas melhoram os resultados nos parâmetros de saúde pública. A resolutividade dos problemas de saúde pública passam diretamente pelas especialidades médicas capazes de reduzir o impacto na saúde daquela população assistida”, ressaltou.

O professor Targínio fez parte da décima quarta turma de médicos do antigo campus avançado da UFC na região. Hoje, além de docente na instituição, Targínio é supervisor do Programa de Residências Médicas em Clínica Médica da Universidade.

Targínio explica que escolheu cursar a residência em Clínica Médica, na UFCA, porque os especialistas nessa área são quem organizam diretamente o cuidado do paciente: “O clínico [médico especialista em Clínica Médica] é quem organiza o cuidado da pessoa doente, planejando a assistência dela desde o diagnóstico até o tratamento, em todas as circunstâncias e cenários de dificuldade e gravidade”, afirmou.

Nesses 15 anos, os hospitais da região do Cariri abraçaram os residentes da instituição. Os hospitais São Vicente de Paula, Santo Antônio e do Coração, em Barbalha, foram os primeiros a receberem os residentes da UFCA. Nos anos seguintes, a Universidade firmou parcerias com o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e com o Hospital São Francisco, no Crato.

miseria.com.br

Cariri Ativo

28.02.2024