DESCUBRA OS BENEFÍCIOS DURADOUROS DA NATAÇÃO NA INFÂNCIA - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

DESCUBRA OS BENEFÍCIOS DURADOUROS DA NATAÇÃO NA INFÂNCIA

DESCUBRA OS BENEFÍCIOS DURADOUROS DA NATAÇÃO NA INFÂNCIA

Compartilhar isso

 

Divulgação/Sesc

Desde os primeiros mergulhos na piscina, a natação tem sido reconhecida como uma atividade que não apenas diverte, mas também proporciona uma série de benefícios para a saúde física, mental e emocional, especialmente quando introduzida na infância.

 Um estilo de vida aquático desde a tenra idade não apenas desenvolve habilidades aquáticas essenciais, mas também estabelece uma base sólida para uma vida adulta saudável e ativa, conforme indicam especialistas.
Divulgação/Sesc

Para os pequenos, a modalidade é muito mais do que uma atividade recreativa; é um investimento no bem-estar físico, mental e emocional ao longo da vida. Ao proporcionar uma base sólida de habilidades aquáticas, segurança aquática e desenvolvimento pessoal, a natação prepara as crianças para enfrentar os desafios da vida com confiança e resiliência.

Divulgação/Sesc
Desenvolvimento físico:


A natação é um esporte completo, envolvendo todos os principais grupos musculares do 
corpo. Desde os movimentos dos braços e pernas até a coordenação precisa dos movimentos respiratórios, a natação promove um desenvolvimento físico integral desde cedo. Além disso, ela melhora a resistência cardiovascular, fortalece ossos e articulações e ajuda na manutenção de um peso saudável. 

Segurança aquática:


A natação é mais do que apenas uma atividade física; é uma habilidade vital para a
segurança aquática. Ensinar crianças a nadar desde cedo reduz significativamente o risco 
de afogamento. Ao aprender habilidades como flutuação, respiração adequada e técnicas de nado, as crianças se tornam mais confiantes e seguras em torno da água, seja em piscinas, praias ou lagos.

Desenvolvimento cognitivo e emocional:


Além dos benefícios físicos óbvios, a natação também tem um impacto positivo no

desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Estudos mostram que atividades aquáticas podem melhorar a concentração, a capacidade de aprendizado e até mesmo ajudar no desenvolvimento da linguagem. Além disso, a natação é conhecida por ser uma forma eficaz de reduzir o estresse e a ansiedade, proporcionando um ambiente tranquilo e relaxante para os praticantes.

Socialização e disciplina:


Participar de aulas de natação desde cedo também proporciona às crianças
oportunidades valiosas de socialização e desenvolvimento de habilidades sociais.
Trabalhar em equipe, seguir instruções do treinador e respeitar os colegas de equipe são 
aspectos fundamentais do ambiente aquático. Além disso, a disciplina necessária para melhorar e dominar as técnicas de natação transfere-se para outras áreas da vida, promovendo valores como perseverança e determinação.

Recomendações por idade:


O Modelo de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) recomenda 
atividades que enfatizam experiências lúdicas para crianças de até 6 anos (entre elas, a natação), promovendo ambientes variados e estimulando habilidades como linguagem e criatividade. Já para crianças de 6 a 12 anos, o modelo sugere progressão para 40 a 80 minutos de atividade, de 1 a 3 vezes por semana. Adolescentes, por sua vez, têm como tempo sugerido 50 a 120 minutos de prática, de 2 a 4 vezes por semana.

Em Fortaleza


A unidade Sesc Fortaleza, localizada no Centro da cidade, está com vagas disponíveis 
para Natação Infantil (confira horários abaixo). As aulas são destinadas a crianças acima de 3 anos e têm duração de 50 minutos. Para mais informações, consulte a Central de Relacionamento com Clientes (RCC) da unidade.

NATAÇÃO INFANTIL (PISCINA PEQUENA) NO SESC FORTALEZA

Faixa etária: de 3 a 6 anos
Horários disponíveis:
Segundas/Quartas/Sextas – 8h e 16h
Terças/Quintas – 8h, 14h e 16h
Mais informações: 0800-275-5250 / (85) 3452-9017 / (85) 99735-6484


Cariri Ativo

06.03.2024