Identifique as principais lesões na coluna e saiba como tratá-las - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Identifique as principais lesões na coluna e saiba como tratá-las

Identifique as principais lesões na coluna e saiba como tratá-las

Compartilhar isso

 

Crédito da foto Jr. Panela

Sabe aquelas dores debilitantes, capazes de atrapalhar o dia a dia de qualquer pessoa? A maior parte delas acontece na região lombar, mais especificamente na coluna vertebral. Segundo estudo recente publicado pelo jornal científico The Lancet, até 2050, haverá 843 milhões de pessoas no mundo convivendo com essas dores. Lesões essas que, inevitavelmente, acabam por prejudicar indivíduos, suas atividades laborais e suas vidas como um todo.

A boa notícia é que essas moléstias têm tratamento e, melhor que isso, podem ser prevenidas. Porém antes é melhor saber quais são e como elas podem se desenvolver em pessoas de todas as idades e gêneros.

“A coluna vertebral é uma das regiões mais importantes para o movimento corporal e também uma das partes do corpo humano onde se encontra o maior índice de lesões que levam ao afastamento do trabalho. Isso se dá por ser uma região onde há disco entre as articulações, que têm a função de absorver impactos da coluna, movimentar o tronco e manter a postura, dentre outros”, comenta a fisioterapeuta do Sesc Ceará, Mykelly Bento, expondo por que é de suma importância cuidar da saúde e ter atenção aos movimentos para prevenir problemas dessa natureza.

As principais lesões da coluna, segundo a especialista, são:

Hérnia de disco - Ocorre quando um dos discos intervertebrais se desloca. Quando há esse deslocamento, pode acontecer uma compressão nervosa;

Cervicalgia - A cervicalgia é a rigidez e a diminuição  de mobilidade na região do pescoço. Normalmente, vem acompanhada de dor e dificuldade de realizar movimentos simples, como olhar para o lado;

Ciática - Também conhecida como dor ciática, é uma inflamação ou irritação no nervo ciático. As causas mais frequentes de dor no nervo ciático envolvem inflamação ou pressão do nervo;

Lombalgia - Conhecida como dor na lombar e nas costas. Acontece devido à sobrecarga na região e pode se estender para as pernas e nádegas.

De acordo com Mykelly Bento, todas essas lesões podem ser iniciadas por conta de maus hábitos dos pacientes com a postura, que acabam por castigar a coluna vertebral. “Vai desde excesso de peso na região a movimentos repetitivos, que acabam por causar dores na região. Dependendo do caso, as consequências podem vir a ser limitantes”, detalha.

Como tratar
A fisioterapeuta afirma que, normalmente, os quadros de dores na coluna são tratados com medicamentos, para ajudar a diminuir o processo inflamatório e reter a dor. Ela também recomenda fisioterapia manual, que tem como objetivo diminuir a compressão da coluna vertebral, liberar a região tensionada e fortalecer a região, no sentido de evitar novos quadros da doença. Logo após a melhora das dores, avisa, é indicado realizar fortalecimento muscular. E enfatiza: “Realizar uma atividade física é a maior prevenção das doenças. O reforço muscular é uma das medidas que ajuda a evitar lesões nessa área tão importante do corpo humano”.

Por fim, ela lembra que quando alguns dos sinais e sintomas citados acima surgirem, o paciente deverá procurar um profissional habilitado, para que o diagnóstico e o tratamento correto sejam feitos.

Núcleos Sesc Saúde

Reconhecendo a relevância do tema vida saudável na vida dos indivíduos, o Sesc oferece uma variedade de serviços aos seus usuários, buscando manter a prevenção e a promoção da saúde como pilares para a melhoria da qualidade de vida. Entre esses serviços, está o de fisioterapia, disponível em dois Núcleos Sesc Saúde, localizados nas unidades de Fortaleza e Juazeiro do Norte.

SERVIÇO

Fisioterapia no Sesc

Núcleo Sesc Saúde – Fortaleza
Onde: Rua Clarindo de Queiroz, 1740, Centro, Fortaleza-CE
Horário: De segunda a sexta, das 7hs às 21h / Aos sábados, das 8h às 12h
Informações: (85) 3464-9303 / (85) 3464-9312

Núcleo Sesc Saúde – Juazeiro Do Norte
Onde: Rua da Matriz, 277, Centro, Juazeiro do Norte-CE
Horário: De segunda a sexta, das 8h às 19h
Informações: (88) 3512-3355 / WhatsApp (88) 99995-2425


Cariri Ativo
15.04.2024