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Investimento em Matemática: município cearense aposta em abordagem inovadora de ensino

Investimento em Matemática: município cearense aposta em abordagem inovadora de ensino

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Divulgação
Programa Mentalidades Matemáticas vai formar professores e técnicos da secretaria de educação de Cruz (CE)

Essencial para as profissões do futuro, a matemática precisa vencer barreiras e alcançar os estudantes. Para alavancar a aprendizagem da disciplina, o município de Cruz, no interior do Ceará (CE), fechou uma parceria com o Programa Mentalidades Matemáticas (MM), do Instituto Sidarta. Com uma proposta de ensino que inova ao trazer para os alunos uma matemática visual, criativa, colaborativa e acessível, o MM vai formar 60 professores e técnicos da secretaria municipal de educação. O primeiro encontro será no dia 30 de abril, na Escola Constância de Sousa Muniz.

“Dado o histórico de compromisso de Cruz com a aprendizagem matemática de seus alunos, enxergamos essa parceria como uma oportunidade de trocas de experiências e de reflexões para uma educação matemática mais equitativa. Ao compartilhar os princípios de Mentalidades Matemáticas com a equipe de Cruz, esperamos colaborar na cocriação de formas de ensinar um fazer matemático mais avançado", afirma Ya Jen, presidente do Instituto Sidarta.

A iniciativa em Cruz contempla a formação de docentes de matemática do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de 3 técnicos da secretaria municipal de educação por meio de encontros presenciais e online. O principal objetivo da parceria é apoiar a construção e implementação de um programa de formação da rede municipal de Cruz.

"Apesar de todos os nossos esforços para garantir o direito de aprender, os dados de avaliações externas feitas pela secretaria de educação e pelo Ministério da Educação mostram que a matemática ainda é um desafio para as crianças e adolescentes de Cruz. Nós ainda não conseguimos fazer com que todos aprendam as habilidades que estão previstas no currículo de cada ano. Então, a parceria com o Mentalidades Matemáticas vem para aumentar o nosso repertório e o repertório dos nossos professores para pensar nas melhores práticas de ensino e, consequentemente, garantir o direito de aprender a matemática dos nossos estudantes", comenta Raí Mota, secretário de educação do município.

A ideia é que a iniciativa subsidie a formação de todos os 120 educadores de matemática que compõem a rede, do 1º ao 5º e do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. A medida visa impactar os mais de 4 mil estudantes matriculados na educação básica do município cearense.
 

Atividade do Programa Mentalidades Matemáticas | Crédito: André Seiti/Itaú Social

A formação 

O primeiro encontro presencial acontece em 30 de abril. A capacitação engloba a exploração teórica e prática da abordagem MM, a reflexão sobre a prática dos educadores em sala de aula e o compartilhamento de experiências. Um segundo encontro presencial está previsto para agosto deste ano.

O ciclo formativo conta ainda com encontros online mensais até novembro com os técnicos da secretaria com o objetivo de apoiar a construção e implementação do programa de formação da rede municipal de Cruz e a coleta e análise de evidências sobre esse processo.

Salto em escolaridade matemática de 1 ano e 3 meses em Cotia (SP) 

O Programa Mentalidades Matemáticas se baseia em estudos da neurociência para desmistificar a ideia de que a disciplina é para poucos. A iniciativa propõe atividades que apresentam uma matemática equitativa, aberta, criativa e visual, trazendo propostas colaborativas e estimulando uma nova maneira de pensar e se relacionar com essa área do conhecimento.

Com cursos presenciais e online para docentes, grupos de estudos e aplicações em salas de aulas a partir de parcerias com secretarias de educação, o MM tem ampliado sua capilaridade pelo país. Em oito anos de aplicação no Brasil pelo Instituto Sidarta em parceria com o Centro de Pesquisas Youcubed da Universidade de Stanford (EUA), o programa já formou mais de 11 mil professores na abordagem, impactando mais de um milhão de estudantes em cidades como São Paulo (SP), Cotia (SP), Itu (SP), Altamira (PA), Santana do Ipanema (AL) e Vespasiano (MG). Ainda há centenas de professores em formação em cinco municípios do Mato Grosso do Sul: Tacuru, Aral Moreira, Antônio João, Naviraí e Caarapó.

Em Cotia (SP), um Curso de Férias de dez dias, realizado com alunos de 4º e 5º anos, foi responsável por um salto equivalente a 1 ano e 3 meses em escolaridade matemática, calculado pelo desempenho na avaliação MARS (Mathematics Assessment Resource Service).

Sobre o Instituto Sidarta
Fundado em 1998, o Instituto Sidarta é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para alterar as políticas públicas educacionais, desenvolvendo pesquisas, realizando projetos, implementando e disseminando ações que promovam uma educação para a equidade, sempre alinhada aos nossos três princípios.
 

Assessoria de Imprensa: Corcovado Comunicação Estratégica

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25.04.2024