Você sabe
quando foi que aqueles meninos e meninas tímidos e tidos como “esquisitões”
deixaram a solidão dos seus quartos para ganhar as ruas? Embora haja
controvérsias acerca da razão exata, o relato mais utilizado indica que a data
de 25 de maio foi instituída como o Dia do Orgulho Nerd em alusão ao dia da
sessão de estreia da clássica saga “Star Wars” nos cinemas americanos, em 1977.
De lá para cá, entre idas e vindas nessa verdadeira “Jornada do Herói”, esse
grupo social que antes era visto por muitos com maus olhos passou a ser alvo de
um mercado que, apenas no Brasil, movimenta cerca de R$ 21,5 bilhões por ano -
e se encontra em franco crescimento.
Os números
são estimados pela Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e
Personagens (Abral) e se relacionam a produtos culturais diversos, como séries,
filmes, quadrinhos, jogos, tecnologia e muitas outras coisas que fazem parte
desse universo. No mundo, um mercado que já alcança cerca de portentosos US$
300 bilhões.
Confira,
na sequência, alguns dos dados que indicam a magnitude dessa indústria:
Quem é quem nesse Universo? Em sua
11ª edição, a pesquisa Geek Power, encomendada pelo Omelete Company, apontou
que 72,4% das pessoas que consomem cultura pop no Brasil estão nas classes B e
C; 55% têm de 22 a 39 anos e 52% têm pelo menos ensino superior completo. Além
disso, no levantamento, feito em outubro de 2023, 51,8% são homens e 53,3% e,
embora a grande maioria se diga heterossexual, 20% dos geeks declararam ter
outra orientação sexual, com 43,6% afirmando estarem solteiros;
Gamers em franca ascensão: Outra
atividade de lazer imediatamente relacionada a esse público são os jogos
eletrônicos. Um setor que, de acordo com levantamento da Euromonitor, deve
movimentar mais de US$ 219 bilhões em receita em todo o mundo até o fim deste
ano. Em sua edição 2024, a Pesquisa Game Brasil (PGB) indicou que cerca de
73,9% dos brasileiros são jogadores, um incremento de 3,8% em relação a 2023;
Meninas no comando: Enfim,
elas se tornaram maioria, apontando uma nova possível conformação ou tendência
nesse mercado . Conforme a mesma PGB, 50,9% desses gamers já são mulheres.
Fartura de gêneros: Ainda de
acordo com a pesquisa do Omelete Company, o gênero de super-heróis é o favorito
para 44% dos entrevistados. Na sequência, vêm ficção-científica (35%) e
animação (34%). Entre os perguntados, 60% gostam de quadrinhos, citando
fantasia (52%), ficção científica (33%) e aventura (29%) no rol de seus
prediletos. Um segmento que também se destaca é o de animes e mangás, com 33% dos
pesquisados se considerando muito ou extremamente "otakus", ou seja,
muito fãs dessa denominação originária do Japão. A maior parte destes se insere
na faixa etária entre 16 e 21 anos.
Descolados e deslocados: Outra
curiosidade da Geek Power 2023 foi a distinção entre três tipos de geeks.
Baseados em seus comportamentos, há os chamados "genius", que buscam
sempre conhecimento; "misfit", que seriam os tímidos ou deslocados na
época de escola; e o "chic", ávidos consumidores de produtos
colecionáveis.
Durante
esse fim de semana, o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac,
estará mais uma vez na programação do encontro. Nos estandes do Sesc, os
visitantes da feira terão acesso, entre outras atrações, a jogos, oficinas,
palestras, workshops e muita informação inseridos na temática. Uma oportunidade
para quem se interessa por quadrinhos, roteiros, mangás e desenhos de
observação, entre outros, para “mochileiros das galáxias”, “otakus” e
“padawans” de todas as idades exercerem plenamente sua criatividade e paixão
por esse universo.
Quem vai
ao Sana também pode contribuir para o combate à fome e ao desperdício de
alimentos, com ingresso solidário sendo revertido para o programa Mesa Brasil
Sesc, reconhecido como o maior banco de alimentos do País.