Em julho, grupos de teatro que focam acessibilidade são atração do Palco Giratório no Ceará - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Em julho, grupos de teatro que focam acessibilidade são atração do Palco Giratório no Ceará

Em julho, grupos de teatro que focam acessibilidade são atração do Palco Giratório no Ceará

Compartilhar isso

 

Circo de los pies_La Luna Cia de Teatro: Divulgação/Sesc

Nos meses de junho e julho, a programação teatral inteiramente gratuita do projeto Palco Giratório está percorrendo o Ceará com atrações para todos os gostos e faixas etárias. Nas montagens, grupos teatrais locais e de outras regiões do país se destacam com propostas que prezam pela diversidade. Uma dessas criações é de autoria do grupo catarinense La Luna Cia. de Teatro; a outra é do Grupo de Teatro Olho Mágico. Ambas têm foco na acessibilidade.

Com o trabalho selecionado para a circular nacionalmente pelo projeto do Sesc, os integrantes da La Luna Cia. de Teatro, que é do município de Canelinha (SC), estarão no Ceará durante o mês de julho: em duas apresentações, dias 19 e 27, com a peça "Circo de los Pies", em Fortaleza e Iguatu, respectivamente; e com uma oficina, a ser ministrada nos dias 23 e 24, na Capital, intitulada "Manual para Corpos Rebeldes".

Com "Circo de los Pies", a grande proposta é alcançar e tocar o coração de todas as pessoas. Todas mesmo, sem excluir ninguém, segundo a palhaça Emeli Barossi, co-fundadora da companhia, pela qual atua como diretora e atriz. "Enquanto artista PCD, sinto uma responsabilidade muito grande de estar participando do Palco Giratório, pois acredito que estou representando um grupo de pessoas plurais e diversas, que lutam constantemente para serem vistas e/ou ouvidas todos os dias", comentou ela, em entrevista recente ao site do Sesc Santa Catarina.

Protagonismo
Emeli Barossi explica que o espetáculo tem como um de seus diferenciais a acessibilidade, elemento que fez parte do processo na estética e na poética da criação. "Uma de nossas expectativas é conseguir compartilhar esse trabalho com o público surdo, apresentar para pessoas com deficiência visual e outras deficiências. Esperamos que essas pessoas se sintam convidadas a estar presentes e a ocupar esses espaços de fruição que lhes são de direito. E que mais pessoas com deficiência possam atuar com protagonismo dentro e fora do setor cultural, ampliando e contribuindo para a discussão", completa Emeli, sobre a oportunidade de circular pelo Brasil mostrando sua arte.

Viagem inusitada
No dia 20, a peça “De Algum Lugar para Lugar Nenhum” vai trazer uma experiência singular para o público que for ao Theatro José de Alencar. É que, na montagem, o grupo cearense Olho Mágico, composto por pessoas cegas ou com baixa visão, convida a plateia a compartilhar as sensações vividas por esses indivíduos no dia a dia da cidade.

Baseada justamente na interatividade, a proposta do grupo é provocar a audiência com estímulos que direcionem os espectadores a uma reflexão importante, oferecendo-lhes, através do contato com cheiros, sabores e texturas de um mundo sem o sentido da visão, um senso maior de empatia.

Sinopses
"Circo de los Pies": é um espetáculo cômico-circense que busca discutir as temáticas da deficiência, acessibilidade, inclusão e capacitismo de forma lúdica, divertida e profunda através do circo e da palhaçaria, contando com acessibilidade em Libras e Audiodescrição. Na história, a palhaça Asmeline dá vida e apresenta ao público seus dois pés sem conserto: Pezão e Pezinho, duas personalidades que dividem juntas um mesmo corpo, com seus próprios sonhos e frustrações, dando vida a seu próprio circo e revelando ao público que pés não foram feitos somente para estarem no chão, mas também para voar.

“De Algum Lugar para Lugar Nenhum”: Baseada na técnica que surge a partir do Teatro dos Sentidos, a encenação se passa em um ônibus em movimento, convidando o público a vendar os olhos. Sentadas em suas poltronas, as pessoas embarcam em uma viagem inusitada e sensorial. O cenário em que se passa a ação é um ônibus em um dia de muita chuva, indo da estação "Algum Lugar" para "Lugar Nenhum".  

Projeto
Durante os meses de junho e julho, as apresentações do Palco Giratório no Ceará acontecem nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral e Iguatu.

SERVIÇO:

Palco Giratório Sesc - Ceará:

La Luna Cia. de Teatro (SC)

Sexta-feira, 19 de julho
Fortaleza
“Circo de los Pies”
Local: Cineteatro São Luiz
Horário: 19h

Terça-feira, 23 de julho e Quarta-feira, 24 de julho
Fortaleza
“Oficina Manual para Corpos Rebeldes”
Local: Theatro José de Alencar
Horário: Das 9h às 13h

Sábado, 27 de julho
Iguatu
“Circo de los Pies”
Local: Teatro Sesc Sabino Antunes da Silva
Horário: 19h

“De Algum Lugar para Lugar Nenhum”

Sábado, 20 de julho
Fortaleza
“De Algum Lugar para Lugar Nenhum”
Local: Theatro José de Alencar
Horário: 19h

Confira programação completa em: www.sesc-ce.com.br/ e www.instagram.com/sescce/


Cariri Ativo
27.06.2024