Silvio Almeida recebe título de cidadão cearense: "Uma das maiores honrarias da minha vida" - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Silvio Almeida recebe título de cidadão cearense: "Uma das maiores honrarias da minha vida"

Silvio Almeida recebe título de cidadão cearense: "Uma das maiores honrarias da minha vida"

Compartilhar isso

Silvio Almeira recebeu título de cidadão cearense em cerimônia na Assembleia Legislativa Crédito: Marcos Moura/Alece
 Outros quatro ministros de Lula também receberam a condecoração

Autor Júlia Duarte

Em cerimônia repleta de música, poesia e referências literárias, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, recebeu, nesta quarta-feira, 3, o título de cidadão cearense, horaria aprovada pela Assembleia Legislativa (Alece), a partir de um requerimento de autoria dos deputados Evandro Leitão (PT), Renato Roseno (Psol) e Larissa Gaspar (PT).

O ministro se soma aos outros ministros da atual gestão de Luiz Inácio da Lula Silva (PT) que também receberam o título, como José Múcio, da Defesa, Flávio Dino, quando ainda era titular da Justiça, Alexandre Padilha, titular das Relações Institucionais e Renan Filho, dos Transportes. 

Silvio ressaltou que a condecoração era "uma das maiores honrarias de sua vida" e apontou, em seu discurso, sobre os feitos de cearenses. "Aprendi com muitos amigos cearenses, que todo filho e filha dessa terra tem um orgulho danado de ser cearense. Todos que conheci têm prazer em falar e louvar sua terra", afirmou.

Em reflexão, o ministro citou o legado deixado por nomes como Capistrano de Abreu, Rachel de Queiroz, José de Alencar e Belchior na formação do País. Ele destacou ainda a participação do Ceará na história brasileira, com foco na antecipada abolição da escravatura. Sua fala também mencionou seu antecessor como ministro, Mário Mamede, titular entre 2005 e 2006. 

O atual ministro agradeceu pelos esforços e mandou recados ao comentar a "exceção" de um nome. "Eu queria dizer isso, com exceção de uma pessoa, porque, na verdade, o maior trabalho que eu estou tendo hoje é para consertar aquilo que foi destruído por uma pessoa que meus ancestrais disseram para não falar", disse, em possível referência a hoje senadora Damares Alves (Republicanos-DF). 

opovo.com.br

Cariri Ativo

04.07.2024