Atividades ao ar livre proporcionam diversos benefícios aos pacientes internados
Estar em contato com a luz do sol e se movimentar em locais abertos, algo comum na rotina da maioria das pessoas, pode fazer a diferença na recuperação de indivíduos hospitalizados. Em Juazeiro do Norte, os profissionais do Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), adotam o banho de sol e a prática da fisioterapia ao ar livre como estratégia para potencializar o processo de recuperação dos pacientes internados.
Entre os benefícios alcançados, estão a estimulação do senso cognitivo, a melhoria da funcionalidade, e o favorecimento do fortalecimento muscular. É o que explica a fisioterapeuta Samily Primo, uma das profissionais que realiza a prática das atividades ao ar livre com os pacientes internados na Unidade de Cuidados Especiais (UCE). “Quando retiramos os pacientes do leito e os levamos para a área externa do setor, favorecemos a melhora da mobilidade, o controle de tronco e a força muscular”, acrescenta.
Os pacientes considerados aptos a saírem do leito para esses momentos na área externa são aqueles com estabilidade hemodinâmica, sem nenhum desconforto, e que atendam aos critérios de segurança, como por exemplo, não apresentar agitação psicomotora.
Os aposentados Manoel Ferreira da Silva, 76, e Francisca Ribeiro de Lima, 66, são exemplos de como essa prática auxilia na recuperação. Ambos sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e precisaram ficar internados. Com o auxílio da fisioterapia realizada em ambiente externo à enfermaria, as sequelas motoras foram gradativamente se tornando menos intensas.
Para seu Manoel, residente da zona rural do município de Acopiara (CE), as atividades ao ar livre foram um incentivo para seguir o tratamento e retornar logo para casa. “A saudade maior sabe o que é? Dos meus netinhos. Tenho quatro netos”, contou animado por não estar mais sentindo as dores de quando chegou ao hospital.
Já para dona Francisca, residente do município de Baixio (CE), que já sofreu três AVCs, a possibilidade de sair do leito para se exercitar ao ar livre foi gratificante. “Achei ótimo, bom demais. Cheguei ruim e já vou saindo com saúde. Muito bom ver o tempo, respirar o ar puro de Deus e agradecer”, disse ela.
Benefícios além da saúde física
Além da melhoria funcional, a fisioterapeuta Samily Primo ressalta também os benefícios para o quadro psicológico dos pacientes. “Eles se mostram mais felizes, se sentem mais motivados a continuar o tratamento, a realizar as atividades e ver a possibilidade de retornar ao seu domicílio. É realmente importante para o paciente se sentir abraçado, acolhido, para que tenha uma recuperação mais rápida”, acrescenta.
Com o incentivo promovido por meio desse tipo de atendimento, tanto seu Manoel quanto dona Francisca obtiveram ganhos na força muscular e na melhoria do equilíbrio.
“Um dos objetivos da nossa equipe de fisioterapia é promover, além da reabilitação motora e respiratória, o bem-estar dos nossos pacientes. Garantir o retorno deles à sociedade sem sequelas ou com o mínimo de sequelas possíveis, e oferecer uma experiência mais feliz e agradável no momento do internamento fazem parte da nossa responsabilidade social”, destaca a coordenadora do serviço de fisioterapia do HRC, Suianne Ferreira.