Especialista dá dicas de economia de energia em período de seca - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Especialista dá dicas de economia de energia em período de seca

Especialista dá dicas de economia de energia em período de seca

Compartilhar isso

 

Imagem de minka2507 por Pixabay
O Brasil está vivendo um momento delicado em relação aos seus recursos hídricos. Com a seca persistente afetando várias regiões, os reservatórios de água, que também abastecem as hidrelétricas, estão em níveis preocupantes. Essa realidade não impacta apenas o abastecimento de água, mas também a geração de energia, que depende de grande parte das usinas hidrelétricas.

A partir de setembro, essa situação trará um reflexo direto no bolso dos brasileiros: a conta de energia elétrica sofrerá um aumento com a ativação da bandeira vermelha. Essa mudança representa um desafio adicional para as famílias e empresas, que precisarão lidar com a uma tarifa mais alta em um contexto de incerteza hídrica e crescente demanda por alternativas energéticas.

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve implementar a bandeira vermelha agora em setembro, o que resultará em uma taxa extra para os consumidores. O aumento nas despesas é agravado pela necessidade de ajustes no reajuste anual das distribuidoras de energia, previsto para impactar ainda mais o bolso dos consumidores.

 

A principal preocupação é a capacidade de geração de energia nos horários de pico, especialmente em outubro, quando o aumento das temperaturas eleva o uso de ventiladores e ar-condicionado. Dados do Operador Nacional do Sistema (ONS) indicam que a geração solar, que pode alcançar até 30 mil megawatts (MW) durante o pico solar, diminui significativamente à noite, quando a demanda chega a superar 91 mil MW.

 

Esse período é uma boa oportunidade para a população repensar seus hábitos em relação ao consumo de energia, além de ter um consumo mais consciente.

 

Para ajudar a minimizar o impacto financeiro e evitar aumentos na conta de luz, Octavio Brasil, gerente da CAS Tecnologia, empresa especializada no desenvolvimento de soluções para redes inteligentes, recomenda as seguintes dicas:

 

Controle o uso do ar-condicionado: Estabeleça horários específicos para seu funcionamento e mantenha o filtro limpo para garantir eficiência.

 

Respeite a carga máxima da máquina de lavar: Utilize a máquina de lavar apenas quando estiver com a carga completa para economizar energia e água.

 

Reduza o uso do chuveiro elétrico: Avalie a real necessidade do chuveiro elétrico durante os períodos mais quentes e opte por banhos mais curtos.

 

Agrupe as roupas para passar: Reduza o número de vezes que o ferro elétrico é ligado, passando as roupas em uma única sessão.

 

Substitua lâmpadas convencionais por LED: As lâmpadas LED são mais econômicas e eficientes em comparação às lâmpadas tradicionais.

 

Aproveite a iluminação natural: Mantenha janelas e cortinas abertas para utilizar a luz natural e reduzir a necessidade de iluminação artificial.

 

Desconecte aparelhos eletrônicos sem uso: Evite o consumo desnecessário de energia desconectando dispositivos da tomada quando não estiverem sendo utilizados.


Ajuste a temperatura da geladeira e do freezer: Mantenha a geladeira a 4°C e o freezer a -18°C para garantir eficiência energética.

 

CAS Tecnologia 

A CAS Tecnologia é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de redes inteligentes, inteligência embarcada em equipamentos de campo e em serviços profissionais de alta complexidade, inclusive integrações entre sistemas corporativos, no Brasil e no mercado global, com presença em todos os continentes.

 

Suas soluções contribuem para a proteção à receita e a maior eficiência operacional, o que é importante para a qualidade dos serviços prestados, além da geração de valor agregado aos diversos processos de negócio dos seus clientes — entre eles 74% (31 de 42) das maiores concessionárias de energia do país. As soluções de Smart Grid são o principal foco da empresa.

 

Plataforma Hemera, da CAS Tecnologia, está presente em 67% (28 de 42) das maiores distribuidoras de energia do Brasil, gerenciando dados de mais de 2,5 mi de pontos de medição de energia, água e gás, além de pontos de fronteira e clientes livres no sistema.

Para mais informações, acesse: Link.

 

Informações à imprensa | Virta Comunicação 

Aurelio Guerra – aurelio.guerra@grupovirta.com.br – (11) 94804-6144

Barbara Cristiano - barbara.cristiano@grupovirta.com.br - (11)96020-3243


Cariri Ativo


20.09.2024