MEC elabora Projeto de Lei que proíbe uso de celular em sala de aula no Brasil - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

MEC elabora Projeto de Lei que proíbe uso de celular em sala de aula no Brasil

MEC elabora Projeto de Lei que proíbe uso de celular em sala de aula no Brasil

Compartilhar isso

 

Segundo a recomendação do MPCE, o uso do aparelho em sala de aula poderá ser feito apenas se estiver vinculado à realização de alguma atividade pedagógica Crédito: Freepik
No Ceará, Ministério Público já havia emitido recomendação a redes de ensino e entidades representativas do ensino privado.

Autor Sara Oliveira

O Ministério da Educação (MEC) está preparando uma iniciativa no sentido de vetar o uso de celulares nas salas de aula. De acordo com informação confirmada pela assessoria, nesta quinta-feira, 19, técnicos do órgão federal já formulam a proposta, que será divulgada em breve. 

Camilo já havia se posicionado, em abril de 2023, contra o uso dos equipamentos eletrônicos nas salas. Segundo ele, a conectividade nas escolas deve ser para fins pedagógicos e o uso de equipamentos digitais podem atrapalhar o desempenho dos alunos.

Em fevereiro deste ano, o Ministério Público do Ceará (MPCE) recomendou que escolas públicas e privadas orientem seus diretores para impedir o uso de aparelhos celulares e outros equipamentos semelhantes dentro das salas de aula. Recomendação foi feita também à Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e à Secretaria Municipal da Educação (SME). 

A recomendação considera a Lei nº nº 14.146/08 do Estado do Ceará, “que proíbe o uso de aparelho eletrônico durante o horário da aula e prevê, nas questões de indisciplina, que a intervenção pedagógica seja respaldada no Regimento Interno de cada unidade escolar”.

Dados do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa) apontam uma correlação negativa entre o uso excessivo de tecnologias e o desempenho acadêmico. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), um em cada quatro países tem leis que proíbem smartphones nas escolas.

No Brasil, o município do Rio de Janeiro possui decreto, de 2023, que proíbe o uso. No estado de São Paulo, o projeto de lei que trata a questão já está sendo discutido nas comissões da Assembleia Legislativa do Estado. Em Londrina, no Paraná, o uso do equipamento é permitido apenas para fins pedagógicos. 

No Maranhão, uma portaria de 2019 também proíbe a utilização de celulares dentro das salas de aula. 

opovo.com.br

Cariri Ativo

20.09.2024