Autor Évila Silveira
Um dos eventos astronômicos mais esperados do ano acontece nesta quarta-feira, 2 de outubro: o eclipse anular do sol. Ele poderá ser visto de forma parcial por observadores na parte sul do Brasil.
O fenômeno ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, o que faz com que a sombra dela não cubra totalmente o astro mesmo o satélite estando muito mais próximo da Terra. A movimentação astronômica faz aparecer o chamado "anel de fogo" no céu.
Veja a seguir que horas começa, onde ele estará visível no céu e como assistir de forma segura e pelo YouTube.
Eclipse solar anular: onde ele estará visível?
Este eclipse será visto como anular em uma estreita faixa que passa pelo oceano Pacífico, oceano Atlântico e no extremo sul da América do Sul, incluindo Chile e Argentina. No Brasil, será visível parcialmente nas regiões sul, sudeste e centro-oeste.
Quanto mais ao sul, maior será a área eclipsada, conforme informações do Observatório Nacional (ON/MCTI). Por isso, quem está no Rio Grande do Sul poderá ter uma boa visão do fenômeno, com quase 50% da área do sol coberta.
No Nordeste, apenas os baianos poderão acompanhar o eclipse, mas o sol será coberto em uma pequena área quase imperceptível. Outros estados como Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso também verão apenas uma pequena porcentagem do astro coberto.
Eclipse solar anular: que horas acontece?
O eclipse acontece nesta quarta-feira, 2, no fim da tarde. O horário de início e fim dele varia de estado para estado.
No Rio de Janeiro, por exemplo, o eclipse parcial começará às 16h59min e o sol se porá às 17h52min, antes do término. Já no Mato Grosso do Sul ele tem previsão para iniciar às 15h46 e terminar às 17h26min.
Veja lista horários de início em todos os estados que ele será visível como parcial:
Nordeste
- Bahia - 17h19min
Sudeste
- Espírito Santo - 17h07min
- Minas Gerais - 16h59min
- Rio de Janeiro - 16h59min
- São Paulo - 16h51min
Centro-Oeste
- Goiás - 17h08min
- Mato Grosso - 16h07min
- Mato Grosso do Sul - 15h46min
Sul
- Paraná - 16h43min
- Rio Grande do Sul - 16h30min
- Santa Catarina - 16h41min
Além da Via Láctea: raio cósmico é detectado de fora da galáxia; ENTENDA
Eclipse solar anular: como assistir ao fenômeno de forma segura?
Em nenhum momento se deve olhar diretamente para o sol sem proteção adequada. Óculos escuros, chapas de raio-X ou outros filtros caseiros não protegem contra os danos a visão.
O ideal é utilizar filtros certificados, como os óculos especiais para observação solar ou vidros de soldador 14. Mesmo com o uso de proteções, é importante observar o eclipse por períodos curtos e intercalados. Para cada 10 segundos admirando o evento, deve-se descansar os olhos por no mínimo 30 segundos.
Eclipse solar anular: como assistir online?
O Observatório Nacional fará uma transmissão ao vivo do eclipse anular em seu canal no YouTube.
A transmissão será feita em parceria com astrônomos do Projeto "Céu em sua Casa: observação remota" e com o Time And Date, organização internacional que fornece serviços relacionados ao tempo, clima, fenômenos astronômicos e fusos horários.
opovo.com.br
Cariri Ativo
01.10.2024