Em dobradinha do PSD, Gastão aprova dois relatórios em comissão da Câmara dos Deputados - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Em dobradinha do PSD, Gastão aprova dois relatórios em comissão da Câmara dos Deputados

Em dobradinha do PSD, Gastão aprova dois relatórios em comissão da Câmara dos Deputados

Compartilhar isso

 

Divulgação
A Comissão de Trabalho da Câmara dos deputados aprovou dois relatórios do deputado federal Luiz Gastão (PSD/CE) com autoria de dois colegas do partido. As propostas regulamentam, ao todo, três novas profissões no mercado laboral.

O primeiro projeto (PL 6492/19) é de autoria do deputado Darci de Matos (PSD/SC) e regulamenta profissões das áreas de apicultura e meliponicultura, as profissões de tecnólogo em apicultura e meliponicultura e a de especialista em apicultura e meliponicultura. A apicultura é a criação de abelhas com ferrão e a meliponicultura é a de abelhas sem o ferrão.

“Aprovar o projeto dará mais segurança aos profissionais da apicultura e meliponicultura para exercerem suas atribuições, contribuindo não só para a referida produção agrícola, mas também para área da saúde pelos fins terapêuticos dos produtos das abelhas, bem como para a indústria cosmética e farmacêutica”, disse Gastão no relatório final.

Já o segundo projeto (PL 927/24), do deputado Paulo Litro (PSD/PR), regulamenta a profissão de criminólogo, dispondo sobre o que é a ciência da criminologia, o exercício da atividade de criminólogo, os requisitos para desempenho da atividade, as atribuições do profissional e os princípios de conduta a serem respeitados pelo criminólogo.

No relatório, Gastão suprimiu do texto do projeto apenas a expressão “desde que graduado na área das ciências sociais, jurídicas ou psicologia” tendo em vista que a exigência de curso específico de graduação é restritiva para que seja aceito o exercício da atividade por quem possui pós-graduação lato sensu ou stricto sensu em criminologia. “Não há exigência de graduação específica como requisito para ingresso nos referidos cursos de especialização”, afirmou o deputado no relatório.

Agora, a proposta de Darci de Matos segue para a Comissão de Administração e Serviço Público, enquanto que a de Paulo Litro vai diretamente para a Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

Assessoria de Imprensa

Cariri Ativo

01.11.2024