Resultados do Fies 2025 devem ser antecipados para fevereiro, diz secretário do MEC - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Resultados do Fies 2025 devem ser antecipados para fevereiro, diz secretário do MEC

Resultados do Fies 2025 devem ser antecipados para fevereiro, diz secretário do MEC

Compartilhar isso

 

Legenda: O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil
Foto: Shutterstock

A informação foi dada pelo secretário da Educação Superior, Alexandre Brasil.


Escrito por Redação 

Ministério da Educação (MEC) planeja mudar o calendário do Sistema de Financiamento Estudantil (Fies) em 2025 e divulgar as listas de aprovados em fevereiro, não em março, como ocorreu nas últimas edições. A informação foi dada ao g1 pelo secretário da Educação Superior da pasta, Alexandre Brasil.

"Estamos fazendo o máximo de esforço para o Sisu [Sistema de Seleção Unificado] 2025 começar em 15 ou 16 de janeiro. A ideia é fechar tudo para o Prouni e o Fies até fevereiro", afirmou o secretário durante a entrevista.

Calendário atual atrapalha alunos

Brasil comentou ainda que, na última quarta-feira (30), a a pasta se reuniu com pró-reitores de universidades do País para reorganizar datas dos processos seletivos que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Isso porque o calendário, como é feito atualmente, estava atrapalhando os estudantes.

Neste ano, por exemplo, os resultados do Fies saíram apenas no dia 21 de março, mais de um mês após o início do ano letivo nas instituições privadas de ensino superior.

Se o MEC conseguir agilizar esse processo e computar e entregar as notas do Enem o mais cedo possível para as universidades, é possível que todas as etapas terminem antes do fim de fevereiro.

Quando sai a nota do Enem 2024?

De acordo com o edital do Enem 2024, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicará a nota oficial da redação e das demais avaliações no dia 13 de janeiro de 2025. 

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Cariri Ativo

06.11.2024