Evento é referência no setor de Logística e acontece até amanhã (28) no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste marca presença na 19ª edição da Expolog, feira internacional que busca debater as principais tendências no mercado de logística, especialmente na Região. Os instrumentos de ação da Autarquia, como os fundos regionais e a política de incentivos fiscais, foram apresentados aos empreendedores durante a abertura do evento.
O diretor de Gestão de Fundos, Incentivos Fiscais da Sudene, Heitor Freire, destacou que esses instrumentos são um importante atrativo para assegurar investimentos na Região. Ele destacou que a melhoria da infraestrutura, incluindo, a logística, é um dos eixos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). “Nós somos, por exemplo, o principal financiador da ferrovia Transnordestina, maior obra linear em andamento no Brasil. Já financiamento R$ 3,8 bilhões para as primeiras etapas de sua construção e aprovamos recentemente mais R$ 3,6 bilhões. E estamos à disposição do setor logístico para avançarmos ainda mais”, frisou.
Ainda sobre a Transnordestina, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou o avanço das obras e parabenizou a atuação da Sudene em parceria com o estado para garantir sua continuidade. “Amanhã teremos a assinatura do aditivo ao contrato do Banco do Nordeste (BNB) com a Transnordestina Logística (TLSA), um investimento a partir do financiamento com o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), da Sudene. Esses foram os recursos garantidos para terminar a ferrovia, com previsão de entrega para o final de 2026 ou primeiro trimestre de 2027”, afirmou.
A Sudene tem um estande no local para detalhar suas iniciativas e instrumentos de ação disponíveis para os empreendedores do setor. É possível ter acesso a informações sobre financiamentos através do FDNE, do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e dos incentivos fiscais.
A Expolog, durante seus dois dias de evento, conta com uma programação extensa que inclui debates, palestras e conteúdos exclusivos sobre as logísticas do futuro, como a transição logística com uso da Inteligência Artificial e práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança). A feira reúne uma série de especialistas e realiza vários painéis como o de “inovações no setor portuário” e uma discussão sobre “desafios e oportunidades na logística”.
Sudene informa
Cariri Ativo
28.11.2024