Nesta quarta-feira (04), no Centro Cultural Sérvulo Esmeraldo, no Crato, aconteceu mais uma Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente. O município recebeu representantes de Altaneira, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, para mais uma etapa preparatória da 5a Conferência Estadual do Meio Ambiente. O evento foi realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), em parceria com o Consórcio Intermunicipal para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Cariri – Comares, e teve como tema central "Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica".
Durante o encontro foram eleitas as propostas e os representantes dos municípios do Cariri Cearense que irão participar da etapa estadual da Conferência Nacional (@5cnmeioambiente) em 2025. Nas redes sociais da Sema e no site (www.sema.ce.gov.br ) o leitor pode acompanhar o calendário das próximas conferências.
O prefeito de Santana do Cariri Samuel Cidade Werton, presidente do Consórcio de Resíduos Sólidos do Cariri, confidenciou ao blog do Amaury Alencar, que a conferencia intermunicipal de meio ambiente, foi um momento muito rico porque buscamos promover um amplo diálogo envolvendo toda a sociedade civil, formadores de opiniões, gestores públicos, e especialistas em soluções para o desafio das mudanças climáticas, e com isso possamos conscientizar , sobretudo aquelas pessoas que vive em territórios e em condições vulneráveis, para apontar soluções visando o enfrentamento dos problemas relacionados à mudança do clima.
“A participação dos municípios nas conferências do meio ambiente é de extrema importância por diversas razões. Primeiramente, os municípios estão mais próximos da população e, portanto, têm uma compreensão mais aprofundada das realidades locais e das necessidades específicas de suas comunidades. Essa proximidade permite que as ações e políticas ambientais sejam implementadas de forma mais eficaz, destacou Samuel.
A Conferência Intermunicipal é a etapa inicial para que os municípios possam participar da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA). Antecede a 5a Conferência Estadual que antecede a Conferência Nacional, prevista para acontecer em 2025. Portanto, são rodadas de conversas em todo o Ceará para levantar as nossas propostas para a etapa estadual da Conferência Nacional do Meio Ambiente.
blogdoamauryalencar.com.br
Cariri Ativo
05.12.2024