Obra está parcialmente embargada; uma empreiteira brasileira ficará responsável pelas instalações.
Um comitê de compliance foi formado com advogados, especialistas em Direito do Trabalho, representante da BYD e consultores de engenharia. Eles já tiveram as primeiras reuniões.
Os 163 trabalhadores chineses já retornaram para a Ásia, após receberem verbas rescisórias pela Jinjiang.
Entenda o caso
Em dezembro de 2024, a obra e os alojamentos foram interditados depois de 163 trabalhadores serem resgatados de um canteiro de obras. No dia 26 do mesmo mês, uma audiência virtual foi realizada para que a BYD e a empresa Jinjiang apresentassem provas de que as operações teriam condições mínimas de trabalho para continuar.
A operação de resgate fez parte de uma série de fiscalizações que envolveram o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Defensoria Pública da União (DPU), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF).
No local, foi constatado que a jornada de trabalho dos operários era de dez horas diárias, e se agravava pela ausência de folgas.
Um trabalhador que sofreu um acidente de trabalho estava há 25 dias sem folgar, e ao ser entrevistado por agentes, ele informou que a rotina exaustiva pode ter causado seu acidente por conta do sono e cansaço.
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Cariri Ativo
17.01.2025