Polícia prende suspeitos de matar delegado pernambucano em SP; imagens colocam envolvidos na cena do crime - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Polícia prende suspeitos de matar delegado pernambucano em SP; imagens colocam envolvidos na cena do crime

Polícia prende suspeitos de matar delegado pernambucano em SP; imagens colocam envolvidos na cena do crime

Compartilhar isso

 

Legenda: Delegado estava de folga, de camiseta, bermuda e chinelo quando foi abordado por um criminoso de moto
Foto: Reprodução/Redes sociais

O homem apontado como o responsável pelo disparo que matou o policial foi encontrado na região de Paraisópolis, na zona sul da capital.



Polícia Civil de São Paulo prendeu, na manhã desta terça-feira (28), três suspeitos de envolvimento na morte do delegado Josenildo Belarmino de Moura, durante um assalto em 14 de janeiro. Entre eles, o homem apontado como o responsável pelo disparo que matou o policial

O indivíduo considerado o principal suspeito foi encontrado na região de Paraisópolis, na zona sul da capital, conforme a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). 

"Os investigadores levantaram provas sobre a autoria do crime e conseguiram, junto à Justiça, o mandado de prisão. O criminoso foi identificado após um trabalho de investigação que envolveu policiais dos 11° Distrito Policial, onde a vítima trabalhava, e outras seccionais do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap)", afirmou a SSP em nota.

Os nomes dos detidos não foram divulgados, por isso não foi possível localizar a defesa deles. Eles foram levados para o 11º Distrito Policial (DP) em Santo Amaro, onde a ocorrência foi registrada.

Operação policial em Paraisópolis prendeu suspeito de matar delegado em São Paulo
Legenda: Operação policial em Paraisópolis prendeu suspeito de matar delegado em São Paulo
Foto: Reprodução/TV Globo

ENTENDA O CASO

Josenildo Belarmino de Moura Júnior tinha 32 anos e era de Pernambuco. Ele havia acabado de concluir o curso de formação da polícia e atuava no 11° Distrito Policial há menos de um ano. Dias antes da sua morte, foi aprovado em um concurso para atuar, também como delegado, no seu Estado natal.

Uma câmera de segurança registrou o momento em que o delegado é abordado. Nas imagens, é possível ver Moura Júnior, que estava de folga, caminhando pela Rua Amaro Guerra de camiseta, bermuda e chinelo. Na sequência, o criminoso chega em uma moto, estaciona em frente de um trecho da calçada, perto de uma obra.

O ladrão, então, desce do veículo e aborda a vítima. De capacete e apontando a arma para Moura Júnior, ele revista o delegado, que estava armado. Em seguida, atira contra a vítima, quatro vezes. Dois tiros atingiram as costas, um no braço e outro na garganta. O delegado cai ao lado de um carro, e o criminoso foge na moto.

INVESTIGAÇÃO

O caso foi registrado como latrocínio consumado. Conforme a polícia, o suspeito faz parte de um grupo que atuava praticando roubos na região no momento da ocorrência. Eles levaram a arma e o celular do delegado. A hipótese de execução foi descartada.

Segundo o delegado Osvaldo Nico Gonçalves, a Polícia Civil investiga a hipótese de ao menos três homens terem participado da ação. Além do ladrão que efetuou os disparos, os outros estariam em duas motos. 

"Pelo que apuramos, ele (Moura Júnior) entregou o celular e a arma, mas o ladrão pode ter achado que ele tinha outra arma e atirou pelas costas", disse Gonçalves na época do crime.

A cidade de São Paulo teve alta de 32,4% em latrocínios entre janeiro e novembro de 2024, apesar de ter registrado queda em roubos e furtos (13,9% e 3,7%, respectivamente).

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Cariri Ativo

29.01.2025