Autor Alice Barbosa
Após forte chuva no último domingo, 26, houve deslizamento de terra no principal acesso à passarela da parede do açude Cedro, um parque histórico e paisagístico de Quixadá, a 169 km de Fortaleza. O local está temporariamente interditado e a Prefeitura de Quixadá deu início à desobstrução da passagem na manhã desta segunda, 27.
Ao O POVO, o Dnocs informou que imediatamente acionou a Secretaria de Infraestrutura de Quixadá. A Cidade registrou o segundo maior volume de precipitação nas últimas 24h, (62 mm), no Ceará.
O município ficou atrás apenas de Santana do Acaraú, onde choveu 70 mm, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Em nota, o Dnocs afirmou que solicitou o apoio da Secretaria de Infraestrutura do Município para reativar o local. Também acrescentou que a previsão é que ainda nesta segunda, 27, os serviços sejam concluídos.
Além disso, o órgão ressaltou que entrou em contato com a Defesa Civil de Quixadá e com o Corpo de Bombeiros Civil solicitando um laudo para garantir a segurança dos moradores e turistas naquela região.
O Dnocs completou que uma equipe do órgão está acompanhando todo o processo e interditando o local até que os laudos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros sejam liberados.
Açude Cedro
O açude Cedro, em Quixadá, foi a primeira grande construção para o combate da seca no País. Foi feito após as secas dos anos de 1877 e 1879, próximo a formação rochosa Galinha Choca. Atualmente é um dos principais pontos turísticos do município.
opovo.com.br
Cariri Ativo
28.01.2025