Quixadá: trecho da parede do açude Cedro desliza e área é interditada - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
anuncio

demo-image
Deslize

Quixadá: trecho da parede do açude Cedro desliza e área é interditada

Compartilhar isso

 

O trecho do acesso à parede principal do Açude Cedro cedeu devido às fortes chuvas, por volta das 22h da noite do último domingo, 26 / Crédito: Reprodução/Prefeitura de Quixadá
Dnocs informa que está acompanhando todo o processo e interditando o local até que os laudos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros sejam liberados.

Autor Alice Barbosa

Após forte chuva no último domingo, 26, houve deslizamento de terra no principal acesso à passarela da parede do açude Cedro, um parque histórico e paisagístico de Quixadá, a 169 km de Fortaleza. O local está temporariamente interditado e a Prefeitura de Quixadá deu início à desobstrução da passagem na manhã desta segunda, 27.



A equipe enviada pelo Município foi responsável pela retirada dos detritos que bloqueiam o local. O açude Cedro, porém, é uma área federal de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Ao O POVO, o Dnocs informou que imediatamente acionou a Secretaria de Infraestrutura de Quixadá. A Cidade registrou o segundo maior volume de precipitação nas últimas 24h, (62 mm), no Ceará.

O município ficou atrás apenas de Santana do Acaraú, onde choveu 70 mm, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Em nota, o Dnocs afirmou que solicitou o apoio da Secretaria de Infraestrutura do Município para reativar o local. Também acrescentou que a previsão é que ainda nesta segunda, 27, os serviços sejam concluídos.

Além disso, o órgão ressaltou que entrou em contato com a Defesa Civil de Quixadá e com o Corpo de Bombeiros Civil solicitando um laudo para garantir a segurança dos moradores e turistas naquela região.

O Dnocs completou que uma equipe do órgão está acompanhando todo o processo e interditando o local até que os laudos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros sejam liberados.

Açude Cedro

O açude Cedro, em Quixadá, foi a primeira grande construção para o combate da seca no País. Foi feito após as secas dos anos de 1877 e 1879, próximo a formação rochosa Galinha Choca. Atualmente é um dos principais pontos turísticos do município.

opovo.com.br

Cariri Ativo

28.01.2025