Quer ‘falar’ com seu gato? Estudo indica gesto para se comunicar - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Quer ‘falar’ com seu gato? Estudo indica gesto para se comunicar

Quer ‘falar’ com seu gato? Estudo indica gesto para se comunicar

Compartilhar isso

Quer ‘falar’ com seu gato? Entenda gesto indicado em pesquisa / Crédito: Kerem Özyurt na Unsplash
 Em publicação na Scientific Reports, pesquisadores apresentam uma forma de se conectar com os felinos e os seus resultados; confira estudo.

Autor Penélope Menezes

Se o ditado popular afirma que “os olhos são a janela da alma”, um estudo publicado na Scientific Reports em 2020 parece ligar a sentença a um elemento inesperado: a comunicação entre humanos e gatos.

A pesquisa, desenvolvida pela equipe de psicólogos das Universidades de Portsmouth e Sussex, indica que “os animais domésticos são sensíveis a sinais humanos”. No caso dos felinos, o significado se traduz no “estreitamento dos olhos”.

“Definitivamente não é fácil estudar o comportamento natural dos gatos, então esses resultados fornecem uma visão rara do mundo da comunicação gato-humano”, indica em nota a Dra. Leanne Proops, da Universidade de Portsmouth, que co-supervisionou o trabalho.

Quer ‘falar’ com seu gato? Entenda gesto da pesquisa

De acordo com a publicação, o estreitamento dos olhos consiste em “sequências de piscadas lentas”, que geralmente envolvem “uma série de meias piscadas seguidas por um estreitamento prolongado dos olhos ou um fechamento dos olhos”.

Os pesquisadores realizaram dois experimentos para testar a validade do gesto entre gatos e humanos. No primeiro, revelou-se que “as meias piscadas e o estreitamento dos olhos dos gatos ocorreram com mais frequência em resposta aos estímulos de piscadas lentas dos donos aos seus gatos (em comparação com nenhuma interação dono-gato)”.

Na segunda experiência, os gatos tiveram uma “propensão maior” a se aproximar dos experimentadores que se comunicaram com o estímulo da piscada lenta, em comparação aos que adotaram uma expressão neutra.

“Coletivamente, nossos resultados sugerem que as sequências de piscadas lentas podem funcionar como uma forma de comunicação emocional positiva entre gatos e humanos”, indica a pesquisa.

“É notável que (...) gatos são frequentemente vistos iniciando interações de piscar lentamente, sugerindo que a interação de sinalização em si é algo que eles são motivados a se envolver”, completa.

O estudo também destaca que o estímulo de piscar lentamente “compartilha certas características” com o sorriso de Duchenne (o sorriso genuíno em humanos, que alcança os olhos).

opovo.com.br

Cariri Ativo

05.02.2025