RJ: avião com destino a Fortaleza aborta decolagem após bater em carro - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

RJ: avião com destino a Fortaleza aborta decolagem após bater em carro

RJ: avião com destino a Fortaleza aborta decolagem após bater em carro

Compartilhar isso

 

Passageiros de avião que saía do Rio de Janeiro com destino a Fortaleza foram surpreendidos após aeronave colidir com carro que estava na pista de decolagem / Crédito: Reprodução/Instagram/@robson_alenda


Colisão no RJ entre avião e carro não teve vítimas, mas não se sabe por que veículo estava no meio da pista; passageiros foram realocados em outros voos.

Autor Bemfica de Oliva

Um avião saindo do aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), com destino a Fortaleza, precisou abortar a decolagem após bater em um carro que estava no meio da pista. O acidente aconteceu na noite dessa terça-feira, 11.

Por volta das 22 horas, o voo 1674, da Gol, começou o processo de decolagem, acelerando na pista para alçar voo. Em certa altura, porém, a aeronave colidiu com a viatura. Neste momento, os pilotos começaram a frear o avião, que parou antes do fim da pista.

Em seguida, o comandante contatou a torre de controle, informando sobre a colisão. Um áudio da conversa, obtido pelo site de notícias Metrópoles, indica que os controladores de voo não sabiam da presença do veículo no local.

Após a colisão, foi realizado o procedimento padrão, que envolve cobrir a aeronave com uma espuma anti-chamas. Segundo Átilla de Oliveira, procurador do Estado que estava no voo, nesse momento os passageiros chegaram a temer que o avião estivesse pegando fogo. "Foi um susto 'medonho'", disse. O comandante informou aos passageiros sobre a colisão, e os ocupantes desembarcaram em seguida.

Átilla pontuou que o voo estava correndo como esperado, sem atrasos ou problemas. No momento da colisão, disse ele, houve o receio de que a aeronave não conseguisse frear totalmente antes de chegar ao limite do aeroporto. Ambas as pistas do Galeão, que fica em uma ilha, terminam no mar, embora a maior delas tenha uma faixa de terra, antes da água, em ambas as pontas.

A RIOgaleão, administradora do aeroporto, enviou nota informando que o aeroporto segue operando normalmente e que o local da colisão está fechado, aguardando a chegada de agentes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

A empresa não respondeu às perguntas feitas pela reportagem, reproduzidas ao fim deste texto junto à íntegra da nota. Segundo a assessoria de comunicação da concessionária, as informações só podem ser divulgadas após a investigação. Caso haja retorno, o texto será atualizado.

A Gol, companhia aérea responsável pelo voo, respondeu, em nota, que "a aeronave colidiu com uma viatura da administradora do Aeroporto RIOgaleão, que se encontrava na pista durante o procedimento de decolagem, que foi interrompido". Segundo a empresa, "todos os passageiros e tripulantes desembarcaram em segurança, recebendo total assistência da Companhia".

A empresa também afirmou que os passageiros que desejaram seguir viagem na madrugada desta quarta-feira, 12, foram alocados em um voo extra da companhia. Aqueles que preferiram permanecer no Rio de Janeiro esta noite receberam, da Gol, acomodação, transporte e alimentação. Outras perguntas enviadas pela reportagem, disponíveis a seguir junto à íntegra dos comunicados, não foram respondidas.

Perguntas enviadas à Gol

  1. Os pilotos chegaram a ver o veículo e tentar frear antes da colisão, ou ele estava com as luzes apagadas?
  2. Houve danos à aeronave?

Notas de resposta da Gol

A GOL informa que, na noite desta terça-feira (11), a aeronave designada para o voo G3 1674 (Rio de Janeiro – Fortaleza) colidiu com uma viatura da administradora do Aeroporto RIOgaleão, que se encontrava na pista durante o procedimento de decolagem. A decolagem foi interrompida e todos os passageiros e tripulantes desembarcaram em segurança. Um voo extra para Fortaleza foi disponibilizado para quem optou por seguir viagem. Aqueles que decidiram permanecer no Rio de Janeiro receberam toda assistência para acomodação, transporte e alimentação.

Tripulação e equipe seguiram os procedimentos e agiram rapidamente para garantir a segurança dos passageiros. A empresa informa, ainda, que o incidente não afetará outros voos.

A GOL reforça que a Segurança é o seu valor número 1 e está à disposição para colaborar integralmente com o CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) nas investigações do ocorrido.

Perguntas enviadas à RIOgaleão

  1. Recebemos a informação de que a viatura não tinha autorização para estar na pista naquele momento, justamente devido às decolagens. Conseguiriam me informar o motivo de o veículo estar lá?
  2. A pista onde ocorreu a colisão está fechada para decolagem, correto? As decolagens estão acontecendo, então, por pistas secundárias?
  3. A torre de controle sabia da presença da viatura na pista? Se sim, por que autorizou a decolagem? Se não, por que havia um veículo no local sem que a torre tivesse liberado?

Nota de resposta da RIOgaleão

O RIOgaleão informa que, na noite desta terça-feira, por volta das 22h, ocorreu um incidente sem vítimas envolvendo um carro de manutenção e uma aeronave em uma das pistas do aeroporto. Não houve feridos, e todos os passageiros já desembarcaram. O aeroporto segue operando normalmente para pousos e decolagens.

A Concessionária preserva o local para a chegada do CENIPA, que dará início à investigação das causas do incidente.

opovo.com.br

Cariri Ativo

12.02.2025