Processo para a constituição de empresas no Ceará apresentou, nos últimos meses, uma redução significativa no tempo necessário para que o cidadão registre seu negócio. De acordo com dados da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), o tempo médio de abertura de uma empresa caiu de 3 horas e 35 minutos, em 2024, para apenas 38 minutos, em janeiro de 2025.
Quando comparado ao primeiro mês de 2024, quando a Jucec registrou 2.213 atos de constituição de empresas, com um tempo médio de 2h55min, em janeiro de 2025, o número de registros de constituição saltou para 5.353, com o tempo médio caindo para apenas 38 minutos. O aumento no número de registros e a significativa redução no tempo de constituição refletem o crescimento do empreendedorismo no estado, por meio da evolução das ações e dos processos implementados pela Jucec para tornar o ambiente de negócios no estado mais ágil e eficiente.
“Essa redução no tempo de constituição de empresas é um marco muito importante para o estado do Ceará. Minha gestão está comprometida em fazer tudo o que está ao nosso alcance para facilitar a vida dos empreendedores e gerar um ambiente propício para a economia local continuar crescendo. O aumento no número de registros de empresas e a queda nos tempos de constituição mostram que estamos no caminho certo”, destaca Eduardo Jereissati, presidente da Jucec.
Diminuição do tempo de Constituição
De acordo com o gráfico, os dados mostram uma melhoria gradual nos tempos de constituição, quando houve uma tendência de queda a partir de agosto, em que o tempo médio era de 3 horas e 08 minutos. Em dezembro, este tempo foi reduzido para 1 hora e 11 minutos finalizando o ano com o menor tempo registrado em 2024.
“A continuidade dessa tendência é um bom sinal para o ano de 2025, que já começou com resultados ainda mais positivos. O avanço reflete diretamente na economia do estado, estimulando novos empreendimentos, empregos e fortalecendo o mercado local. Acreditamos que essa tendência de diminuição no tempo de constituição de empresas ajudará a consolidar o Ceará como um dos estados mais dinâmicos e inovadores do Brasil”, afirma o presidente da Jucec.
Ações com o Governo Estadual
O trabalho da Jucec está alinhado com as políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo estabelecidas pelo Governo do Estado, que tem sido um dos grandes apoiadores dessas iniciativas, visando facilitar o processo de abertura de empresas e fomentar a economia local.
“A redução no tempo de constituição de empresas é uma vitória para o Ceará. O Governador Elmano de Freitas tem sido um grande parceiro da Jucec, liderando um governo que valoriza a inovação e o desenvolvimento econômico. Estamos trabalhando juntos para garantir que o empreendedor cearense tenha todo o apoio necessário para iniciar seu negócio com mais agilidade e simplificação”, ressalta Eduardo Jereissati.
Texto e fotos: Ascom Jucec
Cariri Ativo
27.02.2025