Autor Penélope Menezes
A antecipação do pagamento das parcelas do 13º salário neste ano aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda será debatida pelo governo. As informações foram compartilhadas pela Assessoria do Ministério da Previdência Social.
Apesar de liberado no ano anterior, em 2024, o adiantamento “depende do decreto presidencial” de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A possibilidade do processo foi compartilhada pelo jornal O Globo na sexta-feira, 21, após anúncio de aprovação do Orçamento de 2025 no plenário do Congresso Nacional. A decisão ocorreu após um impasse de cerca de três meses.
13º salário de aposentados e pensionistas pode ser adiantado?
Caso seja adiantado, o recebimento da parcela do 13º salário poderá acontecer no primeiro semestre, entre os meses de abril e maio. Segundo o cronograma original, os valores têm previsão para o segundo semestre.
De acordo com dados da folha de janeiro de 2025 (que foi paga em fevereiro) do INSS, 28,5 milhões de pessoas, cerca de 70% do total dos aposentados e pensionistas, ganham o salário-mínimo (R$ 1.518).
opovo.com.br
Cariri Ativo
25.03.2025