Pane, membro do PCC e investigado por roubos a bancos, é morto em confronto com a polícia em Campinas - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
anuncio

demo-image
pane

Pane, membro do PCC e investigado por roubos a bancos, é morto em confronto com a polícia em Campinas

Compartilhar isso

 

Legenda: 'Pane' era conhecido por sua ligação com o PCC e pela participação em ataques violentos contra agências bancárias
Foto: Divulgação/Polícia Civil de São Paulo

André Ferreira Borges era considerado especialista em crimes de domínio de cidades, tática conhecida como "novo cangaço"



André Ferreira Borges, conhecido como 'Pane', foi morto em confronto com a Polícia Militar na noite desta terça-feira (11), em Campinas, interior de São Paulo. O suspeito de 45 anos era investigado por participar do mega-assalto de Araçatuba, em 2021, e de outros roubos com táticas conhecidas como 'novo cangaço'

Com ele, foram apreendidos uma submetralhadora, carregadores de fuzil e R$ 500 mil, a maioria em notas de dólar. O material seria utilizado em uma nova ação que estava sendo planejada. A Polícia diz que 'Pane' era da cúpula "restrita tática" da facção Primeiro Comando da Capital (PCC)
Conforme a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), os PMs realizavam patrulhamento próximo à rodovia D. Pedro I, em Campinas, quando receberam a informação de que uma pessoa, em um veículo, estaria transportando uma arma de grosso calibre. Durante as buscas, os policiais localizaram o veículo suspeito na Avenida Comendador Aladino Selmi, na zona norte da cidade.

Ao ser abordado, o homem teria atirado contra os agentes, que reagiram e balearam o suspeito. O óbito foi constatado no local. No carro, além dos dólares e da submetralhadora, foram encontradas uma pistola calibre 380, 14 projéteis e uma luneta.

Havia munições de calibre ponto 50, capazes de derrubar aeronaves, três cartuchos e seis carregadores. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Campinas.

‘NOVO CANGAÇO’

Em sua conta no X (antigo Twitter), o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, disse que 'Pane' era uma liderança do PCC, especializada em domínio de cidades e envolvido nos roubos de Araçatuba e Uberaba. "Ele foi alvejado ao entrar em confronto com policiais. Com ele foram encontrados 83 mil dólares, 21 mil reais, uma submetralhadora e munições", diz.

Ainda segundo Derrite, 'Pane' era considerado especialista em crimes de domínio de cidades, tática conhecida como "novo cangaço", e integrava a denominada "restrita tática" do PCC. "Apesar dos crimes graves nos quais já se envolveu, foi posto em liberdade e teria se mudado para Orlando (EUA), antes de estar no Brasil para esse planejamento de uma nova ação criminosa", afirma o secretário na publicação.

Segundo a PM, 'Pane' era conhecido por sua ligação com o PCC e pela participação em ataques violentos contra agências bancárias nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. O modo de ação do "novo cangaço" é caracterizado por incêndios a veículos, disparos contra unidades policiais e o largo emprego de explosivos.

MEGA-ASSALTOS

Ele estaria envolvido no mega-assalto de Araçatuba, Interior de São Paulo, quando uma quadrilha com armas de guerra ocupou o centro, espalhou explosivos e atacou três agências bancárias. O ataque resultou em três mortes - dois moradores e um integrante da quadrilha - e cinco feridos, deixando um rastro de destruição. Os bandidos conseguiram acessar o cofre de uma das agências.

'Pane' era investigado também pela possível participação em um ataque simultâneo a duas agências bancárias em Passos, interior de Minas Gerais, em 2018.

Ainda em Minas, no ano seguinte, ele teria participado do mega-assalto a uma agência bancária em Uberaba. Houve confronto com a polícia e uma jovem de 21 anos que estava em um carro foi atingida na cabeça e morreu. Nesse ataque, foram levados R$ 40 milhões, como foi divulgado pela polícia na época.

Como lembrou o secretário, em 2019, Borges chegou a ser preso por suposto envolvimento no assalto de Uberaba. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Justiça da cidade no Triângulo Mineiro. Após quatro anos preso, ele obteve alvará de soltura. Desde o ano passado, 'Pane' respondia ao processo em liberdade.

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Cariri Ativo

13.03.2025