Centro Cultural do Cariri comemora 3 anos com programação que celebra a geografia cultural da região, seus territórios e identidades - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Centro Cultural do Cariri comemora 3 anos com programação que celebra a geografia cultural da região, seus territórios e identidades

Centro Cultural do Cariri comemora 3 anos com programação que celebra a geografia cultural da região, seus territórios e identidades

Compartilhar isso

 

Socialização da pesquisa “Corpo, Terra e Cultura” marca a celebração, reunindo mestres e mestras da cultura popular, exibição de documentários e instalação artística

Renovar os votos com o território. Celebrar os feitos de um equipamento vivo, plural. É com esse impulso coletivo que o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo – equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte – comemora seus três anos de existência no próximo dia 26 de abril, com uma programação especial dedicada à socialização da pesquisa “Corpo, Terra e Cultura”.

A celebração se transforma em um grande encontro de reverência, memória e partilha, convidando o público a vivenciar a força dos territórios e a riqueza da geografia cultural do Cariri cearense. As atividades têm início às 16h30, ocupando a Galeria Átrio e o Bosque do Centro Cultural, com instalação artística, exibição de documentários e partilha de comidas tradicionais – tudo com acessibilidade em Libras e classificação indicativa livre.

A pesquisa “Corpo, Terra e Cultura”, conduzida pela Gerência de Patrimônio Cultural e Memória do Centro Cultural, já alcançou seis cidades do Cariri cearense, estruturando-se em ciclos temáticos que abordam aspectos como religiosidades, meio ambiente, comunidades tradicionais, brinquedos populares, ancestralidades e manejo da terra. O primeiro ciclo teve como foco a cultura alimentar. Já o segundo ciclo, traz à tona a geografia cultural do Cariri, com registros em comunidades como Pedra do Joelho e Ladeira do Horto (Juazeiro do Norte), Sítio Bananeiras (Caririaçu), e as comunidades quilombolas Serra dos Chagas (Salitre) e Carcará (Potengi).

Três mestras da cultura popular protagonizam esta partilha no aniversário do equipamento: Mestra Osana, florista, mantém viva a tradição das flores artesanais que enfeitam o Sagrado nas Renovações de Juazeiro e Caririaçu, herança familiar transmitida pela tia rezadeira e florista. Mestra Diva, de Várzea Alegre, é guardiã do pão de arroz, receita aprendida com sua mãe na infância, na comunidade de Panelas. Já Mestra Lúcia, doceira de Assaré, compartilha a tradição do doce de cunca de umbu, receita herdada do pai e que atravessa gerações, conectando memória, afeto e resistência.

Se unem a celebração os mestres e mestras da cultura popular: Mestre Cícero Ribeiro, da Banda Cabaçal São José (Missão Velha); Mestre Chico, da Banda Cabaçal Santo Antônio (Juazeiro do Norte); Mestra Dinha, tecelã de Nova Olinda; Mestre Tarcísio, do Reisado São Miguel (Juazeiro do Norte); Mestra Mazé, do Reisado Decolores Dedé de Luna (Crato); Mestra Tecla, da Associação Mãe das Dores; Mestra Dora, florista; Mestra Fanca, bordadeira de panôs; e Corrinha Mão na Massa, ceramista de Missão Velha.

A festividade é gratuita e faz parte da celebração pelos três anos do Centro Cultural do Cariri, um dos maiores equipamentos culturais do Nordeste. Além da socialização da pesquisa, a programação de aniversário reúne arte, infância e humor, com destaque para Max Petterson, o grupo Barbatuques e o espetáculo Miudinho nos dias 26 e 27 de abril.

Sobre o Centro Cultural do Cariri

Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para a discussão e promoção da arte, ciência e tecnologia, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.

Instalado na cidade do Crato, Ceará, o equipamento é conceituado como um Centro Cultural Parque e sua infraestrutura atende, especialmente, à Região do Cariri Cearense, composta por 29 municípios. Desde sua abertura ao público, cerca de 1.500 ações foram realizadas e aproximadamente 600 mil pessoas foram beneficiadas com as programações, todas totalmente gratuitas.

O equipamento ocupa uma área de mais de 50 mil metros quadrados e conta com uma ampla estrutura que inclui três galerias, nove residências artísticas, duas salas de formação, biblioteca Baobá, Pequeno Palco, Ateliê de Artes e Ofícios, rádio Unáe, Bosque, Terreiro das Artes, área verde, areninha, pista de esportes de radicais, duas quadras de areia e uma brinquedopraça. Em processo de estruturação, estão o teatro escola, as salas de aula e ensaio, o café, o restaurante escola e o planetário. Com essa diversidade de espaços, o Centro Cultural do Cariri se consolida como um equipamento de encontro e convivência, promovendo o acesso democrático à cultura, à educação, à ciência e à cidadania.

Serviço

PROGRAMAÇÃO

A GEOGRAFIA CULTURAL DO CARIRI CEARENSE: CULTURAS, TERRITÓRIOS E IDENTIDADE
Socialização da pesquisa Corpo, Terra e Cultura com instalação, exibição de documentários, cortejo e partilha de comidas.
Horário: 16h30 às 18h
Local: Galeria Átrio e Bosque

Partilhas:

MESTRA DONA LÚCIA
Doce de Cunca
Assaré

MESTRA DONA DIVA
Pão de Arroz
Várzea Alegre

DONA OSANA
Renovação do Sagrado Coração de Jesus
Juazeiro do Norte

Ascom Centro Cultural do Cariri - Texto
Samuel Macedo - Fotos

Cariri Ativo

25.04.2025