Autor Lucas Barbosa
Nesta segunda-feira, 31, duas ocorrências distintas de intervenção policial no Ceará resultaram na morte de cinco suspeitos de praticar crimes. O primeiro caso foi registrado durante a madrugada em Santana do Acaraú, município do Sertão de Sobral. Já a segunda ocorrência se deu durante a tarde em Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Nenhum policial ficou ferido nas ações, assim como também não foram efetuadas prisões. Em Santana do Acaraú, a ocorrência teve início após a PM receber informações de que um grupo armado se localizava nas proximidades do cemitério da cidade.
Por volta das 4h30min, equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Batalhão Especializado de Policiamento de Interior (Bepi) foram até o local e entraram em confronto com os indivíduos.
Em nota, a PM informou que três homens foram atingidos, tendo chegado a serem socorridos a uma unidade de saúde, mas não resistiram. "Segundo informações, o grupo pertencente a uma organização criminosa planejava ataques contra rivais", disse a corporação.
Na ação, foram apreendidos uma submetralhadora calibre 9mm, um revólver calibre .38, um revólver calibre .32 e munições. A Delegacia Municipal de Santana do Acaraú investiga o caso.
Já em Cascavel, uma equipe do Comando Tático Motorizado (Cotam) recebeu informações do 15º Batalhão de Polícia Militar (15ºBPM) sobre a presença de indivíduos armados que estariam "amedrontando moradores e praticando tráfico de drogas" na localidade de Choró Umarí.
‘Ao se aproximarem de uma residência, os policiais foram recebidos com disparos de arma de fogo”, informou a PM.
“Os suspeitos, posicionados ao lado da casa, entraram no imóvel e continuaram a efetuar disparos. Diante da agressão, os policiais revidaram. Durante o confronto, dois homens foram atingidos. Eles foram socorridos à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cascavel, mas não resistiram aos ferimentos. Os demais envolvidos fugiram pela mata”.
A operação policial ainda resultou na apreensão de uma pistola calibre .380, um revólver calibre .38, 18 munições calibre .38, três estojos do mesmo calibre, 18 munições calibre .380 e quatro munições 9mm. Também foram apreendidos cinco gramas de crack e R$ 136,50 em espécie.
A Delegacia Metropolitana de Aquiraz, também na Região Metropolitana de Fortaleza, investiga o caso. Em nenhum dos casos, os nomes dos suspeitos mortos foram divulgados.
Intervenções policiais no Ceará em 2025
Em janeiro e fevereiro, únicos meses deste ano para os quais a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disponibilizou estatísticas até o momento, 33 pessoas morreram em intervenções policiais no Ceará. No mesmo período do ano passado, haviam sido 37 casos.
opovo.com.br
Cariri Ativo
01.04.2025