O evento reúne reitores de centenas de países em prol do cuidado com a casa comum.
Por meio de um vídeo publicado em uma rede social que publica notícias sobre o pontífice, o Papa falou aos presentes do evento: “É um trabalho sinodal, preparatório para a COP30, que visa à remissão da dívida pública e da dívida ecológica, uma proposta que Papa Francisco havia sugerido em sua mensagem pela Jornada Mundial da Paz.”
“Neste ano jubilar da Esperança é uma mensagem muito importante. Espero motivar os reitores a serem construtores de pontes de integração entre as Américas e a Península Ibérica, trabalhando por uma justiça ecológica, social e ambiental”, disse Leão XIV.
Justiça social
A encíclica de Papa Francisco aborda o cuidado com o meio ambiente, a justiça social e a interdependência entre Deus, a humanidade e a Terra, criticando o consumismo e o desenvolvimento irresponsável.
Tudo a ver com o congresso, que está reunindo cerca de 200 reitores e representantes de universidades públicas e privadas da América Latina e de outros locais, como Caribe, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Canadá, em prol do cuidado com a casa comum.
"A vocês, reitores universitários, quero encorajá-los, nessa missão que assumiram: a serem construtores de pontes, de integração entre as Américas e com a Península Ibérica, trabalhando por uma justiça ecológica, social e ambiental", acrescentou Papa Leão XIV.
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Cariri Ativo
21.05.2025


