Bruna Santos
A agricultura familiar, responsável por cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil, foi um dos principais destaques da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato) 2025. Ao longo dos 10 dias de evento, mais de R$ 265 mil foram movimentados em negócios no setor. Nesta edição, 110 produtores familiares participaram da feira no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante.
O levantamento das vendas foi realizado pela Coordenação de Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com base nas informações repassadas pelos próprios expositores. “Essas pesquisas são importantes, porque esses resultados são essenciais, inclusive para negociar um novo espaço para melhorar a exposição dos produtos comercializados”, explica Julliana Bezerra, secretária de Desenvolvimento Rural do Crato.
Entre as riquezas das terras caririenses que foram levadas, estão a goma de beiju, mel, castanhas, pães, bolos, leguminosas, frutas, cana-de-açucar e flores. Os alimentos vieram de mais de 15 municípios, entre eles Crato, Potengi, Araripe, Santana do Cariri, Várzea Alegre, Farias Brito, Barbalha, Juazeiro do Norte, Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Chorozinho, Trairí, Monsenhor Tabosa, Solonópole e Cariús.

Foto: Ascom / Prefeitura do Crato.
A expectativa é que, com mais estrutura nos próximos anos, o segmento avance ainda mais. “Atualmente, o local destinado à comercialização tem se tornado pequeno, diante da crescente demanda“, reforça a titular da pasta.
O espaço foi coordenado pela regional da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).
miseria.com.br
Cariri Ativo
30.07.2025