Plataforma de streaming gratuito Siará+ estreia em 5 de agosto com acervo dedicado ao cinema cearense - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Plataforma de streaming gratuito Siará+ estreia em 5 de agosto com acervo dedicado ao cinema cearense

Plataforma de streaming gratuito Siará+ estreia em 5 de agosto com acervo dedicado ao cinema cearense

Compartilhar isso

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil.
 O acervo inicial é de obras já catalogadas e licenciadas pelo Instituto Tamanduá Synapse Cultural.

Bruna Santos

Será lançado no dia 5 de agosto a plataforma gratuita Siará+ , um streaming dedicado ao cinema cearense. O evento de lançamento acontece no Cineteatro São Luiz, às 19h, em Fortaleza, e contará com uma homenagem ao cineasta e roteirista Rosemberg Cariry, referência no audiovisual caririense. Para acessar a plataforma, que só será liberada após o lançamento, é necessário realizar um cadastro.

No catálogo estarão disponíveis filmes assinados por nomes como Rosemberg Cariry,  Amanda Pontes, Allan Deberton, Armando Praça, Karim Aïnouz, Leonardo Mouramateus, Bárbara Cariry, Wolney Oliveira, Zelito Viana, Margarita Hernández, Pedro Diógenes, entre outros cineastas. As obras serão divididas, inicialmente, em cinco coleções:

  1. Memória e Identidade Cearense;
  2. Corpo, Cotidiano e Gênero;
  3. Ruralidades e Sertões Urbanos;
  4. Experimentações Visuais e Narrativas;
  5. Patrimônio, História e Consciência Social.

O acervo inicial é de obras já catalogadas e licenciadas pelo Instituto Tamanduá Synapse Cultural, porém a expectativa é que nos próximos meses novos títulos sejam integrados à plataforma, incluindo aqueles produzidos em outros equipamentos da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado (Rece).

Tela de abertura do Siará+. Foto: Governo do Estado.

Com gestão inicial coordenada pelo Cineteatro São Luiz, um dos complexos de cinema público do Governo do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM), a plataforma pretende realizar parcerias com festivais de cinema .“[…], promovendo a ampliação constante do acervo por meio da inclusão de títulos selecionados especialmente para eventos culturais, elevando a visibilidade de obras emergentes e consolidadas, tanto regionalmente quanto nacionalmente”, explica a diretora-presidente do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha.

Homenagem a Rosemberg Cariry

A noite de estréia do Siará+ contará com a exibição do filme “Lua Cambará: Nas Escadarias do Palácio”, do cineasta Rosemberg Cariry. A versão inédita teve recuperação realizada pelo Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque, que também integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).

Rosemberg Cariry e Antonio Luiz Mendes nas filmagens de Lua Cambará – Nas Escadarias do Palácio. Foto: Reprodução/ Imdb.

Gravado no sertão de Inhamus, o filme tem início com a violência sexual de uma mulher escravizada por um poderoso coronel. Dessa violência nasce Lua, personagem que cresce à margem da sociedade machista e patriarcal. Com uma vida difícil, ela decide ocupar o “mundo dos homens” utilizando as mesmas armas que a oprimem. A personagem se transforma na mulher mais rica e temida dos sertões cearenses no final do século XIX, porém em troca do poder e da riqueza, termina perdendo a sua própria alma.

miseria.com.br

Cariri Ativo

31.07.2025