Presidente Lula anuncia comitê para adoção de medidas de proteção da economia brasileira - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Presidente Lula anuncia comitê para adoção de medidas de proteção da economia brasileira

Presidente Lula anuncia comitê para adoção de medidas de proteção da economia brasileira

Compartilhar isso

 

Divulgação

Vice-presidente Geraldo Alckmin presidirá o comitê, cuja primeira missão é ouvir setores empresariais. As reuniões começam nesta terça (15)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta segunda-feira, 14 de julho, o Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, para adoção de medidas de proteção da economia brasileira. O grupo será criado por meio do decreto de regulamentação da Lei de Reciprocidade Econômica (Lei 15.122/25).
 

O comitê será presidido pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e será composto pelos ministros Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Ministério das Relações Exteriores), e Fernando Haddad (Ministério da Fazenda). Outros ministros poderão ser chamados para reuniões temáticas do comitê.
 

Como primeira missão, o comitê terá o objetivo de ouvir os setores empresariais para detectar as implicações do anúncio feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil, a partir do dia 1º de agosto.
 

A primeira reunião do comitê será realizada nesta terça-feira, 15 de julho, às 10h, com setores da indústria. Ainda na terça, o comitê promoverá segunda reunião com o setor do agro.
 

DIÁLOGO - O vice-presidente Geraldo Alckmin realizou, no dia 6 de março, reunião, por meio de videoconferência, com o Secretário de Comércio do governo norte-americano, Howard Lutnick, e o representante de Comércio, embaixador Jamieson Greer, estabelecendo, a partir desta data, canal de diálogo para abordar a pauta do comércio bilateral e as políticas tarifárias dos EUA.
Esse canal foi a base das negociações que também envolveram o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e as equipes técnicas do MDIC e do MRE.
O governo também tem mantido diálogo com o setor privado para defender os interesses dos produtores nacionais.
O vice-presidente tem ressaltado que a intenção do governo brasileiro é manter o diálogo com o governo dos Estados Unidos para reforçar a complementariedade econômica entre os países, fortalecer nossas empresas e contribuir para as boas práticas comerciais entre os dois países.
 

RECIPROCIDADE - Desde o anúncio do governo norte-americano das primeiras tarifas, governo federal e Congresso Nacional vêm atuando conjuntamente para buscar instrumentos legais para defender os interesses da economia brasileira.
Em abril, o Senado aprovou, por unanimidade, e a Câmara, por votação simbólica, o PL 2088/2023 da Lei de Reciprocidade Econômica.
O decreto de regulamentação da lei deve ser publicado até esta terça-feira, 14 de julho.
 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
Tel.: (61) 3411-1601/1044
 

FOTOGRAFIA
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)


Cariri Ativo


15.07.2025