Crédito: Freepik
Os brasileiros estão dispostos a reciclar, mas esbarram na falta de informação, na ausência de coleta seletiva e em baixos investimentos do poder público. As conclusões fazem parte de dados inéditos de uma pesquisa da Nexus, encomendada pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico, Transformação e Reciclagem de Material Plástico do Estado de São Paulo (Sindiplast).
O levantamento mostra que 81% dos entrevistados se preocupam em evitar o desperdício e 75% reciclam ou moram com quem o faz. Em contrapartida, 35% apontam a ausência de coleta seletiva como principal fator para não reciclarem e 28% dizem que falta informação e campanhas de conscientização são um impeditivo.
Para 79% dos brasileiros, as prefeituras são as grandes responsáveis pela falta de capilaridade na coleta seletiva nos municípios, 27% responsabilizam o Governo Estadual e 16% o Governo Federal. Os dados escancaram os desafios para a efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios, onde ainda faltam ações concretas para transformar a disposição da população em resultados ambientais reais.
A pesquisa da Nexus/Sindiplast também mostrou a percepção que os brasileiros possuem sobre o plástico. Seis em cada 10 entrevistados consideram impossível viver sem o material no dia a dia e 56% afirmam adquirir produtos em embalagens com conteúdo reciclado. Entre os entrevistados, o plástico também aparece como o material mais reciclado (90%), seguido do alumínio e do papel/papelão, com 73% e 68%, respectivamente.
“A ciência comprova que o plástico emite menos carbono do que alternativas como vidro, alumínio ou papel, e prolonga a durabilidade de alimentos, evitando desperdício e emissões associadas. Ele está presente em áreas vitais como saúde, mobilidade, construção civil, tecnologia e alimentação. Os dados da pesquisa mostram que a sociedade reconhece sua importância. O desafio não está no material, mas no descarte inadequado e enfrentá-lo exige um esforço conjunto entre população, indústria e poder público para garantir que esse recurso seja usado com responsabilidade e inteligência”, avalia Paulo Teixeira, diretor-superintendente do SIndiplast. ”, avalia Paulo Teixeira, diretor-superintendente do SIndiplast.
METODOLOGIA
A Pesquisa da Nexus, a pedido do Sindiplast, foi feita em março, por telefone, com 2.009 pessoas a partir de 16 anos, nos 26 estados e Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Ana Claudia Silva
(11) 98511-1688
Giusti / FSB Holding
Cariri Ativo
28.08.2025