Quase três mil jovens ingressam no mercado de trabalho pelo Primeiro Passo, no primeiro semestre de 2025 - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Quase três mil jovens ingressam no mercado de trabalho pelo Primeiro Passo, no primeiro semestre de 2025

Quase três mil jovens ingressam no mercado de trabalho pelo Primeiro Passo, no primeiro semestre de 2025

Compartilhar isso

 

O programa deve encerrar o ano com 4.500 aprendizes contratados em todo o Estado.

No Ceará, 2.985 jovens foram contratados como aprendizes, no primeiro semestre de 2025, por meio do Projeto Primeiro Passo, iniciativa da Secretaria da Proteção Social (SPS) que conecta estudantes de escolas públicas a empresas parceiras. Os bons resultados acompanham a notícia do Governo Federal, de que em todo o País as contratações de jovens por meio da aprendizagem cresceram 18,6%.

Além de garantir a primeira experiência profissional com carteira assinada, o programa é responsável por cerca de 9% dos vínculos formais firmados entre jovens, empresas e escolas públicas no Ceará. O impacto também alcança políticas sociais, já que só em 2024 mais de 3 mil beneficiários do programa Ceará Sem Fome conquistaram empregos formais a partir dessa porta de entrada.

A coordenadora de Inclusão Social da SPS, Wânia Azevedo, aponta os principais desafios da iniciativa. “Temos dois grandes desafios. O primeiro é adaptar o programa à realidade das escolas de tempo integral. O segundo é aumentar a adesão das empresas, porque ainda temos de 25% a 30% das vagas disponíveis sem preenchimento.” Ela também reforça a credibilidade que o programa conquistou entre os jovens cearenses. “O Primeiro Passo já é muito conhecido pela juventude cearense. Onde a gente chega, sempre tem jovens que já ouviram falar ou que buscam uma vaga. Essa credibilidade é uma das maiores forças do programa.”

Em 2024, o Projeto Primeiro Passo alcançou a marca de 3.500 jovens aprendizes inseridos no mercado de trabalho. A expectativa é que em 2025 esse número cresça, chegando a 4.500 contratos formalizados, o que amplia as oportunidades para os jovens cearenses.

Entre as empresas parceiras, a Ambiental Ceará, responsável pelo esgotamento sanitário em 24 municípios do estado, é um dos exemplos de adesão ao programa. Ao longo de 11 meses, os jovens aprendizes cumprem uma carga horária de trabalho e estudos ofertados pelo projeto, atuando nas unidades da empresa nas regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri.

Um desses jovens é Eduardo dos Santos, que entrou na empresa como aprendiz e hoje está efetivado como programador de serviços. “Cheguei à Ambiental Ceará por meio do programa Primeiro Passo e, após 11 meses, fui efetivado na empresa. Como aprendiz, tive o primeiro contato com o mundo corporativo. Aprendi a lidar com as pessoas e me desenvolvi tanto profissional quanto pessoalmente.” Ele também destaca como o programa foi decisivo para seu crescimento profissional. “Com o apoio do programa, realizei o curso de auxiliar administrativo e pude aplicar os conhecimentos na empresa, onde aprendi, na prática, com a experiência das pessoas que trabalhavam ao meu lado. Essa experiência me levou para um lugar de crescimento e foi fundamental para o meu desenvolvimento profissional.”

Ascom SPS - texto e fotos

Cariri Ativo

22.08.2025