Bruna Santos
Um grupo de 30 provedores de internet está realizando um abaixo-assinado digital em busca de criar o domínio .cariri.br — o endereço onde as pessoas digitam no navegador para encontrar o conteúdo de alguma empresa. O movimento defende que um domínio regional pode ampliar a identidade digital da região do Cariri.
O projeto, chamado Ponto Cariri, foi apresentado em agosto a comitiva do NIC.br — responsável pela criação de novos domínios no Brasil junto ao Registro.br — que visitou Juazeiro do Norte. “Eles gostaram muito da ideia porque eles viram que a gente usa bastante esse nome aqui na região e eles gostaram da ideia, e disseram levar essa ideia já para a governança deles lá, para a diretoria, para avaliar a possibilidade de criar também essa categoria. E eles pediram que a gente fizesse alguma movimentação para ver se a comunidade tinha interesse”, explicou Elgton Lucena, líder do projeto.
Ainda, segundo o grupo, existem diversos exemplos de domínios regionais já implementados, como .rio, .sp, .am, .jampa e .fortal, listados na categoria de localidades do Registro.br. “Existem várias empresas, existem políticos, existem órgãos do governo, existem influenciadores que gostam de usar o nome Cariri. Então ao invés de usar uma categoria na internet genérica, essas pessoas, essas instituições poderiam usar também a categoria .cariri.br, isso ia dar projeção nacional e internacional”, explicou Elgton.
Além dos provedores, como o Cariri Conect, o projeto conta com apoio do setor de inovação, incluindo o Sebrae e o Kariri Valley, além de outras organizações.
miseria.com.br
Cariri Ativo
19.09.2025