Samuel Cidade comenta conferência da UNESCO, repatriação de fóssil raro e situação da estátua da Beata Benigna - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Samuel Cidade comenta conferência da UNESCO, repatriação de fóssil raro e situação da estátua da Beata Benigna

Samuel Cidade comenta conferência da UNESCO, repatriação de fóssil raro e situação da estátua da Beata Benigna

Compartilhar isso

 

Samuel Cidade (PT), prefeito de Santana do Cariri. Foto: Guto Vital / Portal Miséria.
Em entrevista ao Portal Miséria, Samuel Cidade comentou a participação na conferência internacional de geoparques, o investimento na política de repatriação de fósseis e o andamento para a inauguração da nova imagem da Beata Benigna.

Bruna Santos

O prefeito de Santana do Cariri, Samuel Cidade (PT), comentou nesta terça-feira (23), ao Portal Miséria, sobre três pontos que envolveram a cidade nas últimas semanas: a participação na 11ª Conferência Internacional de Geoparques da UNESCO, em Temuco (Chile); a repatriação do holótipo da espécie Mesoproctus rowlandi Dunlop; e a inauguração da imagem da Beata Benigna.

O encontro internacional, realizado entre os dias 8 e 12 de setembro, teve como objetivo fortalecer a cooperação entre geoparques e valorizar seu papel na preservação do patrimônio natural e cultural. Segundo o gestor, muitas das práticas discutidas já são aplicadas na região.

Então, práticas educacionais, práticas com trilhas, um desenvolvimento sustentável da economia e de culinária que os povos fazem, a gente já faz aqui. Então, vale salientar que o nosso Geoparque Araripe é o primeiro das Américas, então existe um interesse da comunidade científica internacional muito grande a respeito dos nossos fósseis”, comentou.

Outro destaque foi a política de repatriação de fósseis provenientes da Chapada do Araripe, retirados do território de forma irregular. Durante a conferência, o holótipo da espécie Mesoproctus rowlandi Dunlop foi repatriado. O fóssil esteve no Museu de Ulster, na Irlanda do Norte, desde 1996, e pertence a um grupo extremamente raro no registro fóssil, com apenas 12 espécies descritas e pouco mais de 120 espécies viventes conhecidas atualmente.

“Porque esses fósseis, eles são chamados geológicos, praticamente só existem ele no mundo inteiro, então ele tem um valor científico muito grande, é por isso que a gente está nessa investida (…) para trazer esses fósseis aqui, sobretudo para Santana do Cariri, para que o cientista, seja ele americano, francês, alemão, venha para Santana do Cariri e estudar esse fóssil aqui (…)”, destacou o prefeito.

Imagem da Beata Benigna

Desde o anúncio da reconstrução da estátua da Menina Benigna, mártir católica, cresce a expectativa para a inauguração da nova imagem. Em 11 de setembro, o município iniciou a desmontagem da antiga escultura para dar lugar à nova, que terá 26 metros de altura.

Na época do anúncio, a previsão era de entrega em outubro, durante o período da romaria em homenagem à beata. No entanto, Samuel afirmou que ainda não é possível fixar uma data, por se tratar de um trabalho minucioso.

É um trabalho de um grande artista que é o Pedro, lá da cidade de Saboeiro, então, agora, a ordem que foi passada pelo nosso governador Elmano para essa empresa que está fazendo agora é de não errar, de minimizar todos os erros”, comentou.

Os festejos de Benigna têm início em 15 de outubro e seguem até o dia 24 do mesmo mês, quando será realizada a romaria, que deve reunir cerca de 40 mil pessoas em Santana do Cariri. “A gente, seria uma grande congratulação a gente ter essa inauguração agora nesse mês de outubro”, apontou.

miseria.com.br

Cariri Ativo

25.09.2025