Superitendente Francisco Alexandre (à esquerda). Foto: Carlos Gibaja (Governo do Ceará)
Francisco Alexandre e Elmano de Freitas conversaram sobre a construção da ferrovia Transnordestina.
Em reunião nesta quarta-feira (3), o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, e o governador Elmano de Freitas trataram sobre os projetos prioritários para o Ceará, como a Transnordestina, obra financiada com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), administrado pela Superintendência.
Segundo Francisco Alexandre, foi uma reunião de aproximação com o objetivo de atrair mais investimentos e obras estruturantes para a Região. “Instauramos um diálogo e vamos trabalhar em conjunto para promover o desenvolvimento sustentável”, afirmou. Além da ferrovia Transnordestina, discutiram sobre projetos de energia renovável em negociação para se instalarem no estado.
A Sudene tem realizado um trabalho de atualização dos projetos estratégicos para sua área de atuação junto aos governos estaduais. A iniciativa, em parceria com o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), busca fortalecer a carteira de projetos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e será concluída até outubro.
“Foi um momento diálogo sobre projetos estratégicos para o Ceará. Entre os temas, tratamos sobre investimentos ligados à Transnordestina, uma obra fundamental para fortalecer a logística, a economia e a geração de oportunidades em nosso estado e em todo o Nordeste. Seguiremos trabalhando juntos para garantir que grandes projetos se transformem em desenvolvimento real para os cearenses”, destacou o governador Elmano de Freitas.
O governador Elmano de Freitas foi o primeiro a ser visitado pelo superintendente Francisco Alexandre após sua posse. A reunião foi acompanhada pelo chefe de gabinete, Gabriel Rochinha. Antes, Alexandre conversou com o secretario de Articulação Política, Nelson Martins.
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional •
Cariri Ativo
05.09.2025