Dois dos cinco registros já foram descartados pela Secretaria da Saúde do Ceará.
Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), os casos que seguem em investigação são em São Gonçalo do Amarante, Quixeramobim e, agora, Aquiraz. O primeiro foi notificado na noite de domingo (5), e diz respeito a um homem encontrado morto dentro da própria casa.
Em entrevista à TV Verdes Mares, o secretário-executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Silva Lima Neto, afirmou que, pelas características da ocorrência, é possível que a morte não tenha relação com o consumo de metanol, porque o paciente apresentava histórico de etilismo crônico — em outras palavras, consumo excessivo de álcool.
Sobre o registro de Quixeramobim, que envolve um jovem que ingeriu uma quantidade elevada de bebida alcoólica, o gestor acredita que, também, será descartada a contaminação. "É um paciente jovem. Ele entrou nesse rol de casos suspeitos e está sendo investigado também, mas, provavelmente, será descartado", adiantou.
Não há detalhes, ainda, sobre o caso notificado em Aquiraz. Em nota, a Sesa reforça que os municípios devem notificar imediatamente "todas as suspeitas relacionadas a esse tipo de intoxicação".
Ceará recebe doses de antídoto
Na madrugada desta segunda-feira (6), o Ceará recebeu do Ministério da Saúde doses de etanol farmacêutico, que é um dos antídotos utilizados no tratamento de pessoas intoxicadas por metanol. O produto foi solicitado no fim de semana pelo governador Elmano de Freitas (PT).
Por terem registrado as primeiras suspeitas, estados como Pernambuco, Paraná, Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul já haviam recebido as doses do antídoto.