José Guimarães aparece entre os favoritos ao Senado em 2026, aponta pesquisa - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

José Guimarães aparece entre os favoritos ao Senado em 2026, aponta pesquisa

José Guimarães aparece entre os favoritos ao Senado em 2026, aponta pesquisa

Compartilhar isso

 

Pesquisa do Instituto Opinião divulgada nesta sexta-feira (3) aponta o deputado federal e líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT), como um dos favoritos na disputa ao Senado pelo Ceará em 2026. No cenário estimulado, Guimarães aparece com 23% das intenções de voto, ficando na segunda posição, atrás apenas do deputado federal Júnior Mano (PSB), que tem 30%.



O resultado reflete a trajetória do parlamentar, marcada pela articulação de obras estruturantes para o Ceará — como a Transnordestina, a expansão da rede federal de educação e investimentos em saúde — e pelo apoio de lideranças como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Elmano de Freitas e o ministro da Educação, Camilo Santana.

Na pesquisa espontânea — quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados —, Guimarães também aparece bem posicionado, com 9% das menções, ficando novamente entre os dois primeiros colocados.

Guimarães também tem fortalecido sua base política no Estado. Foi um dos principais articuladores da filiação e eleição do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e vem mantendo presença constante em agendas regionais ao longo do último ano.

Além disso, uma resolução do PT nacional estabelece que o partido terá um representante na chapa majoritária no Ceará em 2026. Neste contexto, o nome de Guimarães é hoje o mais cotado para disputar a vaga ao Senado, consolidando-se como uma das principais lideranças da base governista no Estado.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 27 de setembro, com 1.530 entrevistas em todas as regiões do Ceará. 

A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Resultado do levantamento – cenário estimulado

Júnior Mano (PSB) – 30%

José Guimarães (PT) – 23%

Chagas Vieira (sem partido) – 18%

Outros nomes citados ficaram entre 8% e 13%, entre eles Pastor Alcides (PL), Eunício Oliveira (MDB), Chiquinho Feitosa (Republicanos), Romeu Aldigueri (PSB), Priscila Costa (PL), Capitão Wagner (União Brasil) e Roberto Cláudio (sem partido). Nenhum/Branco/Nulo: 13%. Não sabe/Não opinou: 7%

Assessoria de Imprensa

Cariri Ativo

03.10.2025