O Diário do Nordeste contou a história de Augusto e uma das repercussões foi a garantia do custeio da viagem por parte das duas gestões.
Ele é uma criança superdotada e teve sua história contada pelo Diário do Nordeste, que ressaltou o esforço da família para viabilizar a presença na competição, que não oferece auxílio financeiro aos competidores. O anúncio do pagamento ocorreu após publicação da matéria no último domingo (31).
Augusto foi classificado para a etapa internacional após conquistar a medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Ciências (Copernicus Natural Science). Conforme já noticiado pelo Diário do Nordeste, em reportagem sobre a necessidade de inclusão escolar, a criança, aos 2 anos de idade, já sabia ler.
A etapa internacional da competição reúne estudantes de vários países em provas de alto nível. E para viabilizar a ida de Augusto acompanhado pelo país, a família estava realizando uma vaquinha virtual.
No domingo (31), imediatamente após a publicação, tanto o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Chagas Vieira, quanto o prefeito de Baturité, Herberlh Mota (PSD), se dispuseram a realizar tratativas para viabilizar a ida da criança e dos pais para os Estados Unidos.
Nesta segunda-feira (1º), Augusto e os pais, o publicitário e professor universitário, Lima Júnior, e a mãe e fotógrafa, Vaneuda Almeida de Paula, foram recebidos para uma reunião no Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado, por Chagas Vieira e pelo prefeito de Baturité, Herberlh Mota. No encontro, os gestores comunicaram aos três que o Estado e o Município irão bancar os custos da viagem, incluindo os três, além de hospedagem, ajuda de custo e taxa de inscrição na olimpíada.
Nas redes sociais, Chagas destacou que Augusto é aluno da rede municipal e irá representar o Ceará e o Brasil na competição internacional de alto nível. Ele também reforçou o orgulho dizendo “esse é um exemplo da nossa educação" e acrescentou que o governador Elmano de Freitas, junto à gestão municipal, se comunicaram na cedo na manhã desta segunda para que tudo seja agilizado.
O prefeito de Baturité acrescentou: “dizer da alegria de estar ao lado do Augusto e que possamos incentivar para que ele seja cada vez mais inteligente e garantir que os sonhos dele, tudo o que esse estudou para conseguir, e possa se tornar realidade". Nesta segunda-feira, após a reunião, a família já começou a preparar o processo para garantir a logística da viagem.
Já o pai de Augusto, Lima Júnior disse que a família está muito satisfeita: “Estamos muito felizes em compartilhar esse sonho e ver também que é possível para outras crianças, que moldam o futuro do nosso país”.
Superdotado e aluno da rede pública
Desde 2025, Augusto é aluno da rede pública de Baturité, na Escola Municipal de Tempo Integral Eduardo Taveira, na zona rural de Baturité, onde a família tem um sítio. Antes, eles moravam em Fortaleza e a criança estudava em uma escola privada.
No mesmo ano que ingressou na rede municipal, o estudante iniciou a participação em uma série de olimpíadas e já se destacou em diversas premiações, como: a Olimpíada de Linguagens (Apis), a Smeta Olympiads de English, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa (OBLI), o Torneio Brasileiro de Ciências e a Olimpíada de Tecnologia.
Nesse ano ele também participou da Copernicus Olympiad, que é uma prestigiada competição internacional, criada em 2020 por educadores com experiência internacional. Ela é organizada pela Eve & Ant LLC, uma plataforma educacional sediada nos Estados Unidos. Essa participação o levou a conseguir vaga na etapa internacional na Copernicus Global Round 2026, que ocorrerá de modo presencial dos dias 21 a 26 de janeiro de 2026 na cidade de Houston, no Texas, nos Estados Unidos.
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Cariri Ativo
02.12.2025


