Fortaleza e Guaramiranga têm de 41% a 70% de possibilidade de registrar precipitações.
O alerta de risco médio abrange a faixa litorânea do Estado — de Itarema a Icapuí — e o Maciço de Baturité. Cidades como Fortaleza, Aquiraz e Fortim possuem de 41% a 70% de probabilidade de chuvas. Não se descarta a possibilidade de trovoadas.
Já o alerta de risco potencial se restringe à região do Cariri e Jaguaribana. A probabilidade de precipitações é de 20% a 40% em municípios como Limoeiro do Norte, Juazeiro do Norte e Potiretama.
O aviso metereológico foi baseado na análise de dados dos modelos numéricos globais e regionais da Funceme e de outras instituições nacionais e internacionais, além de outros produtos de monitoramento.
Previsão do tempo
Na previsão da Funceme, a noite desta segunda-feira (19) foi de céu variando de nublado a parcialmente nublado, com chuva e trovoadas no litoral da Jaguaribana, no Litoral de Fortaleza e no Maciço de Baturité, e alta possibilidade de chuvas esparsas nas demais macrorregiões.
Já a madrugada e a manhã de terça-feira (20) será de céu variando de nublado a parcialmente nublado, com chuva e trovoadas na faixa litorânea, e alta possibilidade de chuvas esparsas nas demais macrorregiões.
À tarde, o céu permanece variando principalmente nas macrorregiões do Litoral Norte, Ibiapaba, Maciço de Baturité, Jaguaribana e norte do Sertão Central e Inhamuns.
No Cariri, sul do Sertão Central e Inhamuns e Litoral do Pecém alta possibilidade de chuvas esparsas. No Litoral de Fortaleza baixa possibilidade de chuvas esparsas.
Recomendações de segurança
Em casos de chuvas intensas, a Defesa Civil do Estado do Ceará orienta a evitar áreas alagadas, redobrar a atenção ao dirigir, reduzindo a velocidade, e evitar abrigos sob árvores durante chuvas com raios e ventos fortes.
Para qualquer ocorrência ou situação de risco iminente, o cidadão deve ligar imediatamente para o número 193.
diariodonordeste.verdesmares.com.br
caririativo.blogspot.com
20.01.2026


