Até abril, serão mais 100 km de ferrovia Transordestina concluída no Ceará - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Até abril, serão mais 100 km de ferrovia Transordestina concluída no Ceará

Até abril, serão mais 100 km de ferrovia Transordestina concluída no Ceará

Compartilhar isso

 

A Transnordestina é o principal projeto estruturante do Governo Federal para o Nordeste, com destaque para o Ceará / Crédito: FCO FONTENELE
As obras de mais 100 km de trilhos da ferrovia Transnordestina, dos 326 km em construções simultâneas, avançam no Estado. Previsão é andar 50 km a cada 3 a 4 meses.

Autor Isabella Pascoal

Mais 100 quilômetros dos atuais 326 km em obras da Ferrovia Transnordestina devem ser concluídos no Ceará até abril.

A informação foi divulgada por Tufi Daher, presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (Grupo CSN), responsável pela Transnordestina Logística S/A (TLSA), empresa que comanda o andamento da malha ferroviária.

Considerado o principal projeto estruturante do Governo Federal para o Nordeste, a linha de trem é uma iniciativa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

O empreendimento busca consolidar uma nova rota logística ligando o Porto do Pecém, no Ceará, ao Porto de Suape, em Pernambuco, além de integrar o cerrado do Piauí.

Em sua manifestação, o executivo também destacou os impactos econômicos e sociais associados ao projeto, especialmente na geração de empregos.

“Todos os lotes contratados e mais de 5 mil empregos diretos e 20 mil no mínimo de indiretos”, afirma.

Atualmente, a Transnordestina já opera no transporte de cargas como milho, milheto, sorgo, calcário agrícola e gipsita.

ampliação da lista de produtos transportados e a expansão das operações para negócios no Sertão do Araripe já vinham sendo observadas, conforme apontado na coluna do repórter Armando de Oliveira Lima, publicada nesta quarta-feira, 18.

Ainda conforme as informações divulgadas, a entrada do calcário agrícola produzido no Sertão do Araripe reforçou o potencial logístico da ferrovia e ampliou a influência da economia cearense na região.

Mesmo em fase de testes, a ferrovia registrou movimentações relevantes. Em dezembro de 2025, por exemplo, foram transportados 20 vagões com mil toneladas de milho entre Bela Vista do Piauí (PI) e Iguatu (CE).

Além dos avanços na infraestrutura e na operação, Daher ressaltou o papel estratégico da ferrovia no desenvolvimento regional, associando o projeto à dinamização de empregos, comércio e serviços ao longo dos trechos atendidos.

A ferrovia Transnordestina no Ceará

Atualmente, os 326 quilômetros finais da Transnordestina no Ceará estão com 80% das obras concluídas e com intervenções simultâneas ativas. O percurso vai de Piquet Carneiro até o Pecém, englobando sete lotes em construção.

Mas considerando tudo que passa pelo território cearense, inclusive a parte já concluída, são 12 trechos, abrangendo 623 km, indo da divisa com Salgueiro, em Pernambuco, até o Pecém, em São Gonçalo do Amarante. 

A estimativa, conforme divulgado pelo governador Elmano de Freitas (PT), no dia 30 de janeiro de 2026, é que as construções da fase 1 da ferrovia, que interliga o município de Paes Landim, no Piauí, ao Pecém, sejam finalizadas no primeiro semestre de 2027.

Nas obras dos lotes 9 (Baturité–Aracoiaba) e 10 (Aracoiaba–Caucaia), que foram iniciadas em janeiro pela Agis Construção S.A. e juntas somam uma extensão de 97 km, são aplicados R$ 2 bilhões, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Além disso, em vistoria das obras de janeiro, passando pelo lote 5 (Piquet Carneiro–Quixeramobim), com 51 km de extensão, a entrega ficou prevista para abril, pois já se encontrava com a superestrutura em execução.

A expectativa apresentada é que, a cada três a quatro meses sejam entregues 50 km de trilho no Ceará.

Confira abaixo a situação de cada trecho da Transnordestina no Ceará:

  1. Trecho Salgueiro - Missão Velha (96 km): Executado
  2. Lote 1 (50 km de Missão Velha - Lavras da Mangabeira): Executado
  3. Lote 2 (50 km de Lavras de Mangabeira - Iguatu): Executado
  4. Lote 3 (50 km de Iguatu - Acopiara): Executado
  5. Lote 4 (51 km de Acopiara - Piquet Carneiro): Executado
  6. Lote 5 (51 km de Piquet Carneiro - Quixeramobim): Superestrutura em execução
  7. Lote 6 (51 km de Quixeramobim - Quixadá): Infraestrutura em execução
  8. Lote 7 (55 km de Quixadá - Itapiúna): Infraestrutura em execução
  9. Lote 8 (46 km de Itapiúna - Baturité): Infraestrutura em execução
  10. Lote 9 (46 km de Baturité - Aracoiaba): Infraestrutura iniciada
  11. Lote 10 (51 km de Aracoiaba - Caucaia): Infraestrutura iniciada
  12. Lote 11 (26 km de Caucaia - Pecém): Infraestrutura em execução 

Conheça o histórico da Transnordestina

Veja também: Lula diz que vai concluir a Ferrovia Transnordestina até o fim do seu mandato | O POVO NEWS

opovo.com.br

caririativo.blogspot.com

19.02.2026