Com a aproximação do período carnavalesco, a alegria toma conta, mas para que a celebração seja completa e livre de imprevistos, a saúde deve ser prioridade. Pensando nisso, o Dr. Rafael Ageu, médico hospitalista do Hospital Orizonti, alerta para a importância de cuidados com a alimentação e hidratação durante os dias de festa, oferecendo um roteiro prático com cinco orientações fundamentais para um festejo cheio de vigor e sem contratempos.
"O Carnaval é tempo de confraternização, mas não podemos deixar o bem-estar de lado. Pequenas precauções com a ingestão de alimentos e a hidratação fazem toda a diferença para evitar que a diversão termine antes da hora, por um mal-estar, desidratação ou uma infecção alimentar", explica o especialista.
O profissional destaca que a chave para aproveitar a época festiva sem abrir mão da saúde está no equilíbrio e nas escolhas inteligentes:
1. Hidratação constante é a alma do negócio: Com o calor e o ritmo intenso do evento, a perda de líquidos é acelerada. “É fundamental priorizar a hidratação contínua. Água, água de coco e isotônicos são seus melhores aliados durante os dias de festa. Mantenha uma garrafa por perto e reponha os fluidos regularmente, mesmo que não sinta sede”, sugere o especialista.
2. Alimentação leve e nutritiva para dar energia: Esqueça os jejuns prolongados. “Uma dieta leve, rica em frutas e fibras, como saladas, sanduíches naturais e sucos, dará o vigor necessário para aguentar o pique dos blocos sem sobrecarregar o organismo. Evite pular refeições; o corpo precisa de combustível constante para funcionar bem. Se for para algum lugar onde a disponibilidade de comida for incerta, alimente-se antes e leve lanchinhos para garantir o aporte energético!”, ressalta o hospitalista.
3. Cuidado redobrado com a alimentação fora de casa: A tentação de consumir alimentos vendidos na rua é grande, mas a procedência dos itens pode ser um risco. “Ao se alimentar em ambientes externos, a atenção deve ser redobrada. Prefira opções de origem confiável e fuja de frituras excessivas e, principalmente, de maioneses ou molhos expostos ao calor por muito tempo. Isso é um convite para infecções intestinais e outras doenças transmitidas por alimentos contaminados. Se o local de venda não oferece condições para higienizar as mãos, reconsidere a compra. E lembre-se de higienizar as latinhas e garrafas antes de consumir!”, alerta o Dr. Ageu. Uma boa dica é observar a higiene do local e a forma de armazenamento dos produtos.
4. Higiene pessoal: Especialmente ao consumir alimentos e bebidas na rua, a limpeza das mãos é um fator crucial. “Leve sempre consigo álcool em gel para higienizá-las antes de comer ou beber. A constante assepsia das mãos é uma barreira simples e eficaz contra a propagação de bactérias e vírus que podem causar infecções gastrointestinais”, recomenda o médico.
5. Consumo consciente de álcool: Se for ingerir álcool, a moderação é crucial. “Quando se bebe sem comer, a absorção da substância é ainda mais rápida. Faça uma refeição leve antes para diminuir a absorção e evitar intoxicações. Para cada dose alcoólica, um copo d'água é uma boa regra. Devemos lembrar que o álcool não hidrata; pelo contrário, ele aumenta a produção de urina, desidratando-nos ainda mais. Intercale as doses com água para manter a hidratação e reduzir os efeitos negativos. A parcimônia é a chave para uma diversão segura e consciente”, finaliza o profissional do Hospital Orizonti.
Seguir essas cinco recomendações do especialista pode fazer toda a diferença para que os foliões desfrutem da celebração com saúde, disposição e muitas boas lembranças, longe dos prontos-socorros.
Sobre o Hospital Orizonti O Hospital Orizonti faz parte do Grupo Orizonti, fundado pelos médicos Amândio Soares Fernandes Júnior e Roberto Porto Fonseca – tendo como sócios os doutores Ernane Bronzatti e Marcelo Guimarães, conta com mais de 250 leitos, centro cirúrgico completo, além de centro de medicina nuclear e de diagnóstico por imagem, centro de transplante de medula óssea (TMO) e radioterapia. São mais de 55 especialidades disponíveis, entre elas neurologia, oncologia, ortopedia e cardiologia. O edifício bioclimático possui jardins internos e um dos maiores telhados verdes da América Latina – mais de 7 mil metros quadrados. Cercado pelas montanhas da Serra do Curral, integrado ao meio ambiente, tem vista panorâmica para Belo Horizonte (MG).
Informações à Imprensa – JeffreyGroup Pedro Ramos – (61) 9.8209-5514 | orizonti@jeffreygroup.com Raphaela Brumatti – (11) 9.7438-5675 | orizonti@jeffreygroup.com caririativo.blogspot.com 04.02.2026 |


